A Secretaria Municipal de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro, que tem à frente a primeira-dama Sílvia Fontes, promoveu uma tarde diferente para os idosos do Grupo Venúzia Franco, do Centro de Referência em Assistência Social – Cras – do conjunto João Alves. Na terça-feira, 13, os integrantes do grupo foram levados para conhecer novas pessoas no Same – Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, no bairro Industrial, em Aracaju.
Para muitos participantes, essa foi uma experiência muito positiva, pois além de poderem conhecer o lar dos idosos, puderam levar um pouco de alegria às pessoas que lá residem. “É uma sensação maravilhosa estar aqui hoje para poder trocar um pouco de experiência com esses idosos. Estamos aqui não apenas para trazer brindes, mas principalmente alegria”, conta a aposentada Maria Pereira, de 62 anos, integrante do grupo Venúzia Franco há cerca de cinco anos.
Maria José, de 75 anos, que mora no Same, não escondeu a alegria em receber as visitas. “Eu fico aqui fazendo minhas costuras para passar o tempo. Então, quando as pessoas vêm nos visitar fico muito feliz”, opina.
Trabalho
A coordenadora dos Cras de Socorro, Renata July Santos Pinheiro, explica que a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza com frequência diversas atividades com os grupos atendidos. “A secretária Sílvia Fontes apóia a realização dessas atividades de lazer para os idosos, por isso, sempre promovemos palestras, cursos e passeios, como os já feitos para o Oceanário, Timbó e o de hoje”, conta.
Para Marisa de Jesus Santos, de 66 anos, que também frequenta o Cras do João Alves, os passeios externos promovidos pela Secretaria de Assistência Social têm sido muito importantes para que eles possam conhecer outros lugares. A coordenadora dos grupos de idosos da secretaria, Andréa Lima Silva, aponta que as atividades são sugestões dos próprios participantes.
“A ideia dos locais a serem visitados parte dos próprios idosos. Hoje também foi uma sugestão deles, para que pudessem vir trazer carinho e atenção a essas pessoas”, indica. Andréa lembra que eles ainda quiseram trazer kits de higiene para dar aos atendidos. “Na próxima quinta-feira, outra parte do grupo fará o passeio ao Same. Estamos pensando, inclusive, em trazer um grupo de samba de coco para animá-los”, destaca.
Same
O diretor-presidente da entidade, o diácono Antônio Costa Almeida, enfatiza a importância de visitas como estas para os idosos atendidos pelo Same. “É bom para eles, pois nesses momentos os idosos se sentem lembrados e valorizados”, diz. Ele destaca que a instituição está aberta para visitação todos os dias, das 14 horas às 16h30, inclusive aos finais de semana