Os grupos de mães e gestantes de Nossa Senhora do Socorro se reuniram na tarde da terça-feira, dia 20, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, na sede do município, para celebrar o Natal. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem à frente a primeira dama Sílvia Fontes. As participantes realizaram apresentações culturais, expuseram trabalhos manuais, curtiram um show e ainda puderam acompanhar a exibição de fotos com os trabalhos realizados durante todo o ano.
De acordo com a coordenadora dos grupos de mães e gestantes, Aricelma Paes de Mendonça Marques, a confraternização consiste numa retrospectiva de tudo que foi trabalhado com os quatro grupos – Cras do Marcos Freire, Jardim e Parque dos Faróis e Nat do João Alves – durante 2011. “Elas participaram, por exemplo, de palestras socioeducativas, em que convidamos palestrantes das áreas da saúde, meio ambiente e educação para falar sobre diversos assuntos. Os técnicos da referência também trabalharam com elas oficinas e dinâmicas de grupo”,destaca.
Foram exibidas fotos das mulheres quando iniciaram nos grupos para que pudessem comparar como estão hoje. “É essa a nossa função e objetivo, trazer a reflexão para elas em relação ao ser humano, da valorização, de ter confiança em si mesma, de se motivar e saber que a gente pode mudar”, destaca a coordenadora.
Aricelma observa que, em comparação aos anos anteriores, 2011 foi de grande evolução. “Foi bem positivo. A presença das mães e gestantes foi maior do que nos anos anteriores. Para 2012, esperamos oferecer mais oficinas e dinâmicas para elas”, aponta, lembrando que as mães e gestantes já integram cursos de bijuteria, pintura em tecido, guirlanda e bota de natal, entre outros.
Além das apresentações de dança e corais formados pelas próprias participantes dos grupos, crianças deram um espetáculo à parte no palco. “Algumas crianças que acompanham suas mães nas reuniões acabaram sendo incorporadas ao projeto. Um exemplo disso foi a apresentação musical de duas crianças do conjunto Marcos Freire. A psicóloga Sílvia Rocha os convidou para ensaiar e cantar nessa confraternização uma música de Natal”, diz.
Para Civalda Pacheco, de 35 anos, grávida de oito meses de uma menina, e que integra o grupo do conjunto João Alves, a confraternização foi muito boa. “Estou gostando muito e me divertindo. Treinei bastante para cantar no coral e estou contente com o resultado”, fala. Ela diz ainda que o trabalho desenvolvido durante todo o ano foi muito bom, principalmente as palestras educativas, em que aprendeu muito.
Adriana dos Santos, de 30 anos, que faz parte do grupo no Parque dos Faróis, também se mostrou muito feliz por participar da festa com o pequeno Richard, de três meses. “Aproveitei muito tudo o que foi oferecido para nós neste ano. Aprendi muitas coisas e também me diverti. Pretendo continuar sempre frequentando o grupo”, opina. Após as apresentações dos grupos, as pessoas presentes no evento se animaram com uma apresentação musical bem variada.