Com o intuito de preservar os bens públicos do município de Nossa Senhora do Socorro, que é uma das preocupações do prefeito Fábio Henrique, a Guarda Municipal tem atuado de forma efetiva na cidade. Seja em pontos fixos ou realizando rondas, através da Ronda Ostensiva Preventiva Especializada – Rope -, ela tem auxiliado na manutenção do patrimônio dos cidadãos.
Um exemplo disso é a vigilância continuada da decoração de Natal instalada na praça do conjunto João Alves. Com turnos de 12 horas, os guardas se revezam com o objetivo de não permitirem que destruam ou danifiquem as peças do presépio e da casa do Papai Noel.
"A gente se sente honrada por estar aqui desenvolvendo esse trabalho e se sente útil por tomar conta desse patrimônio público. Muita gente fica admirando as peças e a gente tem que observar para que ninguém as danifique", aponta Diana Barros, que trabalha há três anos na Guarda Municipal de Socorro. "Se o local ficar sozinho, as pessoas querem levar a decoração ou acabam quebrando. Então, a nossa função é evitar esse tipo de coisa", completa.
Já a guarda Leilde de Jesus Santos Mateus observa que a sua função na preservação do bem público é evitar que as pessoas destruam o que serve para o próprio uso da população. "É preciso zelar para que outras pessoas possam admirar a decoração, por exemplo, e para que ela possa ser reutilizada nos próximos anos", indica.
Rope
Além dos pontos fixos de vigilância em que atua a Guarda Municipal, existe a Ronda Ostensiva Preventiva Especializada – Rope -, que atua em circulação por toda a cidade de Nossa Senhora do Socorro. O Rope é um grupo formado por cinco coordenadores e que atua em tentativas de roubo, assaltos e furtos. "Quando nos deparamos com uma situação assim e flagramos o suspeito, nós o encaminhamos para a delegacia para que sejam tomadas as providências", explica o coordenador operacional, Severino Alves da Silva.
Severino conta que um dos casos ocorreu na madrugada desta quarta-feira, dia 21, quando recebeu a informação de um vigilante sobre uma pessoa que estava na rua carregando uma placa de trânsito nas costas. "Eu e o guarda Almeida fizemos rondas aqui no conjunto João Alves para encontrar esse suspeito. Quando ele percebeu a nossa presença, largou o objeto e fugiu. Nós então recolhemos a placa e trouxemos para o órgão de trânsito", conta o guarda municipal, indicando se tratar de uma placa que estava situada na rótula das araras e indicava o sentido dos conjuntos Fernando Collor e Marcos Freire, além da localização do shopping.