Um total de 30 guardas municipais de Nossa Senhora do Socorro participaram da abertura do Curso de Gestão Ambiental, ocorrido nesta quarta-feira, 16, no auditório da Praça da Cultura Cantor Rogério, localizado no Conjunto Marcos Freire I. Compôs a mesa solene o Prefeito Fábio Henrique; o Capitão Ildomário, chefe da Guarda Municipal; o secretário do Meio Ambiente, Wagner Lucena; o procurador Geral do Município, Dan D’avila; o Promotor de Justiça, Sandro Costa; a coordenadora do curso de Gestão Ambiental do Ibama, Cristiane Bezerra.
Em sua fala, o prefeito do Município enalteceu o trabalho da guarda e os parabenizou. “Os integrantes devem aproveitar todos os ensinamentos passados. Tivemos e temos dificuldades, gostaria de poder proporcionar uma melhor condição para a guarda, mas, mesmo assim, temos integrantes treinados, que fazem um bom trabalho dentro do Município. A guarda de Nossa Senhora do Socorro será a segunda do Estado a ter direito à porte de armas, isso porque temos profissionais capacitados”, falou Fábio Henrique.
Curso
O aprimoramento do conhecimento é importante para que a realização dos trabalhos da guarda sejam, cada vez mais, eficazes, por isso, a Prefeitura, em parceria com Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( IBAMA), ofereceu o curso para os integrantes. Segundo o Capitão Ildomário, um trabalho de extrema importância para todos.
“Desde o mês de junho, criamos o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal. Hoje ele só atua em ações referentes à poluição sonora e o objetivo desse curso é capacitar o guarda para que ele possa atuar em outras áreas relativas ao meio ambiente, preservação da fauna e da flora além de posturas ambientais. A partir do momento em que o guarda concluir esse curso, estará habilitado para realizar autuações referente a questões ambientais”, explicou.
Palestra
Para a abertura do curso, os integrantes assistiram à palestra com o Promotor de Justiça Sandro Costa. Ele falou sobre a relevância do curso para os guardas. “Agradeço o convite para proferir a palestra sobre a função do Município na fiscalização das infrações ambientais, basicamente dentro da competência constitucional que o Município tem de prevenir e reprimir qualquer ameaça ou dano ao meio ambiente e quais são as ferramentas, poderes e as obrigações que o município possui. Principalmente aqui em Socorro, que é uma cidade grande, com características diversas e que vem se estruturando para combater essas infrações e preservar o meio ambiente.
Dr. Sandro Costa ingressou no MP de Sergipe, mas, desde 2005 é titular da segunda promotoria distrital de Nossa Senhora do Socorro com atribuições de curadoria do Meio Ambiente onde permanece. Além disso, é membro da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente, da rede Latino Americana do Ministério Público Ambiental, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, colunista de um portal de notícias do estado, mestre e doutorando em Meio Ambiente pela UFS e professor universitário.
Leilde Santos esta há quase 8 anos na guarda e aprova todos os cursos ofertados. “Os cursos agregam conhecimento e nos ajudam a conduzir nosso trabalho da melhor maneira possível. Já tenho vários cursos e esse será de extrema importância para todos nós”, disse.