Nesta sexta-feira, 03, a primeira turma de guardas municipais finalizou a primeira etapa do curso de formação de pistola .40, promovido pela Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), por meio do Termo de Cooperação Mútua firmado com a Prefeitura de Socorro. A capacitação visa preparar os guardas municipais para eventuais ocorrências e assim transmitir uma maior sensação de segurança aos socorrenses.
Neste último dia, os guardas municipais foram divididos nos dois turnos, sendo que na parte da manhã a atividade prática ocorreu com a participação de guardas municipais de Itabaiana. “O mais importante, sem dúvidas, é a qualificação dos guardas para que possamos prestar um serviço ainda melhor. Agradeço ao Delegado João Batista e ao prefeito Padre Inaldo que sempre vem investindo na Guarda Municipal de Socorro”, disse o comandante da GMS, Evilásio Protásio.
A capacitação da turma foi iniciada no mês de novembro e desde então, os guardas municipais se dedicaram a unir teoria e prática. Dois dos instrutores do curso eram guardas municipais de Socorro. “Para mim é uma satisfação instruir os colegas de fardas e fazer jus aos investimentos que a gestão tem trazido para nossa instituição. Com a conclusão do curso, estaremos levando às ruas um trabalho de mais qualidade aos munícipes”, declarou.
Apesar de minoria, o público feminino esteve representado pela G’FEM Thais Ramos, que falou sobre a conquista de espaço e importância da representatividade feminina na segurança pública. “A população ainda enxerga a mulher como sexo frágil, mas estamos aqui para mostrar que temos capacidade tanto quanto os homens. Agradeço a Deus, ao comando da nossa Guarda, aos professores e aos pratas da casa. Com certeza, estamos saindo daqui mais fortes do que chegamos. O povo socorrense pode ter certeza que estamos capacitados para melhor protegê-los”, declarou. Ao final do curso, a G’FEM foi honrada com uma medalha de xerife pelo desempenho.
“Esse curso veio em um momento muito importante para aprimorar nossos conhecimentos”, disse o GM Carlos Antônio. A segunda etapa do curso, com data ainda a ser definida, será voltada para armas longas. Uma ambulância do SAU da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve à disposição para garantir o atendimento dos guardiões em caso de necessidade.