Durante toda a manhã desta quinta-feira, 3, guardiões da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro fizeram o Curso de Instrução de Abordagem em Ônibus Coletivo. A capacitação com os servidores que mantém a segurança da cidade aconteceu no auditório da sede da Superintendência Municipal de Transporte e Transito (SMTT).
Segundo o subcomandante da Guarda Municipal de Socorro, Kleber Lima da Silva, o curso proporciona um melhor aprimoramento do serviço de segurança que vem sendo prestado à sociedade socorrense. “Focar numa linha de trabalho referente à abordagem a ônibus, onde vamos qualificar os nossos homens, que já trabalham na rua, para fazer essa ação”, explanou.
O curso foi voltado para um público de aproximadamente 30 homens que atuam em Guardas Municipais. “Temos guardiões de Aracaju, Laranjeiras e Socorro, onde vamos aproveitar o momento para trocar as experiências de atuações nos respectivos municípios”, comentou o subcomandante Kleber.
Para ilustrar e explicar a melhor forma de abordagem a ônibus, o coordenador Tavares da Ronda da Capital Aracaju (RONDAC), exemplificou os casos que acontecem com rotina, como a velocidade de veículos e movimentos suspeitos de atuação do serviço de transporte. “Para ter sucesso nas operações, a guarnição deve sempre estar atenta. Observar sempre o comportamento das pessoas e qualquer estranheza no meio”, alertou. Além da parte teórica, os participantes do curso tiveram aula de legislação. “Vocês devem ter ciência de que consta em lei o trabalho da Guarda. Portanto, estamos inseridos no quadro de atividades que exercem a preservação da ordem pública. Faz parte do município o poder de polícia”, concluiu.
Aula prática
Após a teoria, debates finais e muita troca de experiência, os guardiões ficaram atentos com a aula prática de abordagem a ônibus. De acordo com o subcomandante Kleber, a capacitação dos guardiões irá proporcionar o serviço de qualidade em Socorro, já que o trabalho vai ser ostensivo nos ônibus que estiveram com fundamentada suspeita.