Início Educação I Encontro 2011 do Programa Escola Ativa reúne professores de vários municípios

I Encontro 2011 do Programa Escola Ativa reúne professores de vários municípios

54
0

Trocar experiências adquiridas e manter os professores e gestores sempre atualizados. Esses foram os objetivos da Secretaria de Educação de Nossa Senhora do Socorro ao realizar o I Encontro 2011 do Programa Escola Ativa, que aconteceu durante toda quinta-feira, 11, na sede da própria secretaria.

“O encontro foi voltado para as escolas e professores inseridos no programa Escola Ativa dentre elas: rede pública municipal de Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga, Areia Branca, São Cristóvão e a Diretoria Regional de Educação – DRE 8. Se trata de uma troca de experiência com cada professor das escolas inseridas, pois, esse programa é voltado para o campo, as escolas são distantes uma das outras e precisamos trocar informações”, explica a supervisora da Secretaria de Educação Maria Cícera Conceição de Carvalho.

Além de troca de experiências, foram realizadas palestras durante o encontro. O professor e secretário municipal da Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca Manoel Messias ministrou a palestra com o tema: Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Sustentável. Durante sua palestra foram mostrados slides reflexivos sobre a preservação dos planetas e ressaltada a importância dos professores na vida educacional. “A vida do planeta e das crianças estão nas mãos dos professores. Queremos uma escola onde as crianças não tenham medo de entrar”, disse.

O secretário de Educação, Wellington Mangueira, falou do seu processo de formação e agradeceu a presença dos professores e gestores. “Saúdo a participação dos professores no programa, pois, a escola ativa visa cuidar da formação docente e disseminar as melhores estratégias de ensino. A troca de experiência é fundamental neste processo, uma vez que é uma ação simples que faz a diferença na sala de aula”, explica.

À tarde aconteceram as palestras da pedagoga, psicopedagoga e arte terapeuta Néclea Dantas de Carvalho e da coordenadora do Programa Escola Ativa da Secretaria de Estado da Educação, Gelelúcia Cruz de Santana. Elas falaram sobre a contribuição das Histórias na Formação da Subjetividade e o Processo de Ensino e Instrumentais de Avaliação, respectivamente.

O programa – O objetivo do programa é melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores, além de, fornecer e publicar materiais pedagógicos que sejam apropriados para o desenvolvimento da proposta pedagógica.

COMPARTILHAR