Os integrantes do Grupo de Idosos do Centro de Referência de Assistência Social – Cras -, do Conjunto Jardim, participaram, na manhã de quarta-feira, 24, de uma palestra. A enfermeira e coordenadora da Vigilância Sanitária de Socorro, Clauderci Dantas, foi quem conduziu os trabalhos e teve uma conversa com os idosos.
Durante a palestra, os idosos puderam ter acesso a informações sobre higiene pessoal, saúde e prevenção de doenças. Ela também conversou sobre noções de convívio em grupo. "É importante que cada cidadão faça sua parte para que todos possam viver tranquilamente em sociedade", lembrou Clauderci Dantas, que falou também da necessidade de limpeza de mãos, caixas d'água, alimentos, entre outros.
Ao todo, 65 idosos são atendidos no Cras, eles acompanham essas palestras que são iniciativa da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Sílvia Fontes. "Além dessa palestra com Clauderci, da Vigilância Sanitária, estamos comemorando o aniversariante do mês", explicou Ingrid Mary Santos, psicóloga e coordenadora do Grupo de Idosos do Cras.
Durante a palestra, até questões de civilidade e convívio em sociedade foram discutidos. Maria Pureza dos Santos, 65 anos, integrante do Grupo de Idosos do Cras do Jardim, também interagiu durante a palestra de Clauderci e fez questão de lembrar que alguns moradores não colaboram com o serviço de limpeza. "Percebo que algumas pessoas saem cedo e jogam lixo nas ruas", disse a mulher.
De acordo com Ana Cristina Batista Santos, coordenadora do Cras, as palestras estão sendo desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos. "Estamos apresentando a necessidade das pessoas de realizarem a limpeza de diversos itens que eles têm em casa. E da preocupação com a saúde através da higienização. Os idosos têm papel fundamental para disseminar esse conhecimento", explicou.