Na manhã desta quarta-feira, 14, os integrantes do Grupo de Idosos do Centro de Referência de Assistência Social – Cras – Maria José Reis de Oliveira Ribeiro, do Conjunto Jardim, assistiram à uma palestra com a diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma -, Leuzenilda Pereira.
Já que hoje é comemorado o Dia Mundial de Combate à Poluição, as integrantes do Cras decidiram convidar um técnico da Semma para conversar com os idosos. De acordo com Ana Cristina Batista Santos, coordenadora do Cras, as palestras são realizadas de acordo com a ocasião e disponibilidade de cada mês.
“É uma orientação da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sílvia Fontes, para que a gente sempre desenvolva esse tipo de atividade no Cras. Assim, todos os meses realizamos palestras. Aproveitamos a data e convidamos Leuzenilda para conversar com os idosos”, explicou Ana Cristina.
Na manhã desta quarta, cerca de 45 idosos compareceram para a palestra. Um deles foi João dos Santos, 61 anos, ele disse que sempre comparece às atividades do Cras e considera este tipo de evento muito importante.
“Gosto de vir porque sempre sou bem atendido aqui. As palestras e as atividades são muito interessantes”, afirmou. Para Ingrid Mary Santos, psicóloga e coordenadora do Grupo de Idosos do Cras, essa interação com uma integrante da Secretaria de Meio Ambiente é de grande valia para toda a comunidade.
“Além dos idosos adquirirem conhecimento, eles passam isso para os filhos, para os netos, para o vizinho e isso é importante para a comunidade”, disse Ingrid. Durante a palestra, Leuzenilda falou sobre poluição sonora, descarte irregular do lixo, poluição dos rios, queimadas e o consequente convívio em sociedade.
“Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Poluição preparamos esta palestra interativa e vamos conversar com os idosos para que possamos mostrar um pouco da realidade do dia-a-dia e como podemos combater a poluição e melhorar a nossa qualidade de vida”, disse Leuzenilda.