A coordenação do Centro de Atendimento Psicossocial Infantil São Domingos Sávio (Caps I), localizado na comunidade Marcos Freire II, foi até ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Professora Luizinha, no conjunto Marcos Freire I, para apresentar aos integrantes do Programa de Nacional de Inclusão do Jovem (Projovem Adolescente) um projeto sobre o funcionamento do Caps Infantil.
Trata-se de um projeto desenvolvido por uma estagiária de Serviço Social, sob a supervisão da assistente social do Caps I, Edilma Nascimento, que tem como objetivo divulgar os serviços oferecidos pelo São Domingos Sávio e combater o uso de drogas lícitas e ilícitas. Na ocasião, foram expostas as atividades realizadas no Caps e, além disso, os jovens assistiram uma palestra ministrada pela coordenadora do Caps Janser Carlos, Edjane Mendes, que apoiou a iniciativa e explanou sobre os efeitos e consequências das drogas no organismo do ser humano.
"Assim como a maioria dos órgãos públicos, temos estagiários e um deles, a aluna do 6º período de Serviço Social da Universidade Tiradentes, Flávia Rejane Almeida Santos, criou este projeto que apoiamos por achar bastante interessante, pois, aborda a realidade do Caps I, ou seja, que lá é oferecido tratamento não só para crianças e adolescentes com transtornos provocados por drogas, mas também para autistas e hiperativos. É essencial transmitirmos estas informações para eles, pois são multiplicadores e as levarão para amigos e familiares", frisou Edilma Nascimento.
A autora do projeto denominado, "Caps – Conhecendo as ações, propostas e serviços", conta que ele já foi exposto também para servidores das secretarias municipais da Saúde e da Assistência Social. "Iniciamos apresentando o projeto para servidores da Saúde e da Assistência Social para promover a integração das redes e hoje estamos trabalhando com os jovens para que saibam o local que devem procurar caso precisem ou conheçam alguém que necessite dos tratamentos oferecidos no Caps I", explicou Flávia Rejane.
A coordenadora do Projovem Adolescente, Aricelma Mendonça, considera a ação interessante. "Achei o projeto muito interessante porque além de fortalecer o trabalho em rede entre nós, que fazemos parte da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Saúde, traz ainda conhecimento para nossos jovens e adolescentes sobre a atuação do São Domingos Sávio", ressaltou.