Na manhã desta quinta-feira, 13, a Secretaria de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro reuniu jovens participantes do Pró-Jovem para assistir uma palestra referente à gravidez da adolescência ministrada pelo médico Almir Santana. O encontro aconteceu no Centro Cultural Manoel do Prado Franco, localizado no Conjunto Parque dos Faróis.
O doutor Almir Santana, especializado em DST´s, explicou para os jovens os riscos da gravidez na adolescência. “É de suma importância conscientizar os jovens de como se prevenir de uma gravidez indesejada e até de uma doença sexualmente transmissível. A gravidez na adolescência põe em risco a vida da mãe e do bebê. Vem aumentando cada vez mais os casos de jovens grávidas, essas, de 13, 14 e até 12 anos de idade. Temos que estar sempre conscientizando os nossos adolescentes”, afirma o médico.
A coordenadora do Pró-Jovem e pedagoga Rosineire Souza fala da importância da conscientização para os jovens. “Nosso objetivo é estar sempre realizando essas palestras como forma de conscientizar e diminuir os casos de jovens grávidas aqui no município. Aqui estão reunidos alunos de quatro pólos: do Conjunto Marcos Freire II, João Alves, Jardim e Parque dos Faróis”, explicou.
“Sempre participo dessas palestras. Gosto dos projetos e as atividades do Pró-Jovem são produtivas e educativas. Na escola em que estudo duas jovens estão grávidas, na palestra ficamos sabendo sobre o que devemos ou não fazer para não acontecer uma gravidez indesejada e como se prevenir”, fala Yasmin Correia, participante do Pró-Jovem.
O tema da palestra é voltado não só para as meninas, mas também para os meninos. O inscrito no Pró-Jovem , Vitor de Melo, afirma que esse tema é interessante para que os adolescente também possam se conscientizar. "Aqui ficamos sabendo e tiramos dúvidas de como se prevenir. Existem vários métodos para evitar uma gravidez e o que é pior, uma DST”, ressalta.