Início Assistência Social Jovens atendidos pelo Creas assistem à palestra motivacional

Jovens atendidos pelo Creas assistem à palestra motivacional

44
0

 

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou, na manhã dessa segunda-feira, 23, mais uma palestra motivacional para os jovens em conflito com a lei. O evento tem o apoio da secretária da Assistência Social e primeira-dama, Sílvia Fontes.

 

A coordenadora do Creas, Sílvia Rocha, diz que a secretaria está organizando um ciclo de palestras em comemoração ao Dia do Idoso, a ser celebrado no próximo dia 1º de outubro, mas o tema já começou a ser abordado. “Hoje estamos com essa palestra motivacional, mas citando também esse tema porque muitos jovens daqui têm convivência com idosos em suas residências”, afirma Sílvia.

 

No local, Sílvia explica, que trabalha com atendimento individual a crianças que tiveram os seus direitos violados, assim como adolescentes e jovens que cometeram algum ato infracional. “Participa hoje da palestra o grupo das medidas sócio-educativas”, esclarece.

 

Segundo a psicóloga do Creas, Lívia Cristina Leal Freitas Sabino, o trabalho da equipe é acompanhar os jovens em conflito com a lei e a família durante o período determinado judicialmente. “Se percebermos que a família está em vulnerabilidade social nós a encaminhamos para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), ao Cras ou para os Centros de Especialidades, dependendo do caso. Focamos se há conflito com a família e os adolescentes, verificamos o convívio dele com a comunidade e promovemos a ressocialização de modo geral”, enfatiza Lívia.

 

O palestrante do dia, que é presidente do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção da Pessoa Idosa (Cedipi), Manuel Durval Andrade Neto, focou no estudo, conhecimento e a convivência familiar, passando para os jovens o seu próprio exemplo de vida. “Tenho 62 anos e sou formado em Administração há muitos anos. No próximo ano vou pretendo entrar  no curso de Direito, pois quero ser advogado. Então, vocês que são jovens podem conseguir um futuro melhor. A vida é uma escada e a cada dia subimos um degrau. Meus pais também eram separados, mas tinha o meu pai como o meu melhor amigo”, exemplifica Neto tentando se aproximar da realidade familiar dos jovens.

 

Motivação

O Creas sempre realiza palestras e oficinas com as mães das crianças e adolescentes encaminhados pelo Poder Judiciário. Essas palestras motivacionais são importantes para elevar a autoestima dos jovens e adolescentes.

 

Muitos deles participam ativamente dos eventos. “Sempre venho às palestras e gosto do que aprendo”, diz o jovem de iniciais P.H.S., 19 anos. Ele já passou pela Fundação Renascer e agora está sendo assistido pelo Creas.

Outro que também tem aproveitado bem a oportunidade para aprender é R.S., 17 anos. Ele tem os pais separados e mora com a mãe. “Meu pai já tem outra família, mas sempre visito ele e não temos problemas. As palestras são boas para nos incentivar”, diz ele.

COMPARTILHAR