O dia dedicado a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município, que no sincretismo religioso do candomblé representa Iemanjá, começou com a lavagem da escadaria da Igreja Matriz. O cortejo, que foi acompanhado pela primeira dama e secretária da Assistência Social, Sílvia Fontes, partiu do povoado Porto Grande até chegar à Igreja Matriz, na sede do município, onde foi realizado o ritual de lavagem das escadarias.
Sílvia Fontes falou da importância da festa. “É de suma importância que a gente apóie e possa dar toda e qualquer possibilidade dessa realização da lavagem da escadaria. Nós apoiamos e deixamos eles à vontade para que possam vim e mostrar toda sua cultura Afro”. Para o prefeito Fábio Henrique esta festa é a demonstração da diversidade cultural e religiosa do município.
“Sou um prefeito de todas as religiões, sou católico, tenho muito carinho pelos meus irmãos evangélicos, vim aqui hoje para dar um abraço nesses irmãos que muitos são socorrenses e que acreditam no culto deles. A prefeitura deu e dará sempre apoio a todas as religiões. Quero aproveitar e convidar a todos para logo mais, às 20 horas, toda população vim assistir o maior show católico do Brasil. Pela primeira vez no município teremos Padre Fábio de Melo”, falou.
A representante mais antiga do candomblé em Sergipe, mãe Marizete, também compareceu a lavagem da escadaria. “Acho uma maravilha o prefeito apoiar esse evento, porque muitos pensam que nossa religião está voltada para o mal, mas é uma religião boa e todos tem que aceitar, o prefeito aceita e está provando isso hoje quando compareceu à lavagem da escadaria da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, disse.
A mãe Janete, que é do povoado Areia Branca, no Mosqueiro, em Aracaju, também fez parte do cortejo e elogiou o incentivo da prefeitura de Socorro à religião Afro. “A inciativa do prefeito é fantástica, nós somos muito discriminados por todos os lados e Fábio Henrique e a primeira dama, Sílvia Fontes, estão colocando a gente do candomblé no auge, levantando nossa moral, quero que Deus abençoe a ele, iluminando sua vida e seu trabalho na prefeitura de Socorro”, declarou.
“O prefeito está sendo mil com a gente do candomblé, tem nos apoiado e com isso o evento tem crescido a cada ano. Somos uma religião discriminada que muitos aderem, mas não revelam, têm medo de encarar que gostam da religião e com essas ações, o prefeito tem nos ajudado a vencer essas barreiras”, disse o pai de santo, Jailson do Amor Divino, do conjunto Parque dos Faróis.