A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), realizou nos conjuntos Jardim e Parque dos Faróis, no último sábado, 28, e nesta terça-feira, 31, respectivamente, Oitivas da Lei Federal Paulo Gustavo, aprovada em 2022, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19.
O encontro ocorreu no Centro Cidadão Alcides Fontes, no conjunto Jardim, e no Centro Social Manoel do Prado Franco, no conjunto Parque dos Faróis, reunindo artistas dos mais diversos segmentos culturais. A ideia foi apresentar a lei aos fazedores de cultura e para a sociedade, desde o processo de inscrição até propostas para aplicação do recurso.
De acordo com o secretário de Cultura, Natan Reis, esse processo foi fundamental para que tudo ocorra com transparência e que os mais beneficiados pela lei possam participar ativamente do processo. “Fizemos a divulgação por meio das redes sociais, e do carro de som anunciando a população sobre esse momento histórico, na história do município que é a implementação de um recurso tão importante como esse que não vai apenas capacitar, mas também trazer uma valorização no fomento da cultura”, declarou o secretário.
As Oitivas da Lei Paulo Gustavo demonstraram o comprometimento da gestão municipal em promover um diálogo construtivo e participativo sobre questões importantes abrangidas por essa legislação. O artista circense Jefferson de Albuquerque, participou das duas oitivas. Ele conta que o evento é de grande relevância para o setor cultural. “É muito importante pois vai ajudar os artistas que estão precisando de recursos para continuar o seu trabalho. Por isso, agradeço a Prefeitura, como também a iniciativa dessa verba que vem para ajudar os pequenos e grande artistas,” afirmou, Jefferson.
Da mesma opinião compartilha a cantora socorrense Nara Pressão, que esteve presente na oitiva do conjunto Parque dos Faróis. “Esse é um momento de grande relevância para nós artistas que sofremos com a pandemia porque nós dependemos dos eventos para manter a nossa família. Esse auxílio vai nos ajudar bastante”, garantiu a cantora.