Na manhã dessa quarta-feira, 1º de dezembro, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Socorro, realizou a cerimônia de entrega das maletas do Projeto Aula Digital, promovido pelo ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica e La Caixa.
O Profuturo tem como marca registrada a combinação de formação técnico-pedagógica de educadores e gestores, com conteúdos e recursos tecnológicos que permitem a personalização da aprendizagem em sala de aula. O objetivo é criar melhores oportunidades para crianças em todo o mundo, incorporando a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino.
Desta vez, 7 escolas da Rede Municipal, que ofertam o Ensino Fundamental, foram contempladas com as maletas tecnológicas, que são equipadas com notebooks, tablets, telas de projeção e o acesso a conteúdos pedagógicos digitais. Dessa forma, Socorro atinge 100% das escolas com Ensino Fundamental, ofertando as maletas do Projeto Aula Digital, uma vez que entre 2017 e 2018, 26 unidades de ensino já haviam sido beneficiadas.
A Diretora da Escola Municipal Abelardo Pereira de Melo, Adriana dos Santos, afirma que é um momento de muita alegria e expectativa. “A era da tecnologia já se faz presente há algum tempo, porém, com a pandemia surgiu a necessidade de que os nossos alunos tivessem acesso à internet. A expectativa era grande para esse momento. A comunidade escolar, os pais, os professores e os alunos estavam ansiosos”, explica.
“A parceria vai sendo reforçada a cada ano. Começou em Socorro em 2017, com o Prefeito Padre Inaldo e se estende a partir de 2018 e 2019. O objetivo das Fundações com o ProFuturo, é diminuir a desigualdade que existe entre as escolas públicas e particulares. Hoje, o aluno da escola pública de Socorro, tem acesso ao que existe de mais moderno e inovador”, destaca o Coordenador do Instituto Paramitas e Representante da Fundação Telefônica e La Caixa, Nilton Rodrigues.
Na oportunidade, o Prefeito Padre Inaldo ressaltou que as maletas representam a inovação para as aulas da Rede Municipal. “A Fundação Telefônica tem contribuído de forma essencial para o desenvolvimento da Educação de Socorro e o nosso sentimento é de gratidão. Essa tecnologia permite que os alunos tenham acesso às oportunidades e avancem na sociedade”, assegura.
A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, esclarece que o Projeto Aula Digital é uma iniciativa de extrema importância para as escolas públicas. “Hoje, nós universalizamos o projeto em nossas unidades. Esse é um suporte de caráter pedagógico, mas também de inclusão, visto que, todos os alunos acessam essa tecnologia. O mais significativo é que os instrumentos não dependem de conexão com a internet, contribuindo com o desenvolvimento da aprendizagem”, explicou.