Início Geral Mais de 1600 CEPs de Nossa Senhora do Socorro já estão ativos

Mais de 1600 CEPs de Nossa Senhora do Socorro já estão ativos

185
0

A partir deste 10 de fevereiro de 2023, o município de Nossa Senhora do Socorro deixa de ter um único Código de Endereçamento Postal (CEP) e passa a contar, nesta primeira etapa, com mais de 1600 CEPs distribuídos por ruas e bairros do município, de um total de aproximadamente 1800 CEPs gerados. Os restantes serão ativados até o dia 16 de fevereiro. A data certamente ficará registrada na história do maior município sergipano, em termos de população, uma vez que diminuirá os transtornos causados pelo CEP único, além de apresentar um grande avanço na organização do município.

O trabalho para a implantação nos CEPs no município começou em 2017 pela Prefeitura de Socorro e foi desenvolvido pelos servidores da Secretaria de Planejamento e Orçamento Participativo (Seplan) e da Secretaria da Fazenda (Semfaz). Pelos técnicos do município foi realizado, por exemplo, toda a metodologia de identificação dos eixos logradouros, do georreferenciamento, da identificação das leis e da extensão das ruas. Para chegar ao resultado esperado, que é a codificação das ruas, a gestão municipal contou com o suporte dos Correios em Sergipe.

Com a ativação dos CEPs, os transtornos causados pelo CEP único que atendia todo o município cairá drasticamente, é no que acredita o prefeito Padre Inaldo. “Socorro era um dos poucos municípios de grande porte do Brasil que ainda contava com um CEP, isso era motivo de muita insatisfação dos socorrenses porque as correspondências não chegavam. Agora com a implantação dos CEPs por rua, as encomendas e as compras feitas pela internet vão chegar. Ficamos felizes por possibilitar que esse sonho se torne realidade, vamos deixar o nosso município mais moderno. Gostaria de agradecer todos os servidores que se dedicaram para que tudo isso fosse possível, especialmente ao arquiteto Anselmo da Secretaria de Planejamento, e ao coordenador imobiliário Wallace do Setor de Tributos”, declarou. 

Mesmo sofrendo interferências por conta da pandemia do novo, o projeto foi retomado e teve a aprovação na sede dos Correios em Brasília. “Em primeiro plano a Secretaria de Planejamento foi responsável por elaborar o projeto de lei de identificação dos bairros de Socorro porque até então não tínhamos delimitação de bairros, apenas denominações de conjuntos, loteamento s e povoados. Cumprida essa fase concluída em 2021, entramos em contato com os Correios para procedermos em conjunto a definição de CEPs e logradouros”, explicou o secretário da Seplan, Francisco Nascimento. 

Os Correios estabaleceu um período de 60 dias de adaptação, a contar pelo dia de ativação dos CEPs. Durante esse espaço de tempo, é importante que a população atualize seus dados em sites ou empresas em que possuem cadastro para que passem a utilizar o código postal específico de seu endereço, de modo a evitar possíveis transtornos que poderão surgir de incompatibilidade de endereço. A partir do dia 1° de Abril o CEP 49.160-000 deixará de funcionar. “Foi um trabalho intenso, desenvolvido com maestria pela Prefeitura e seus servidores. Esse era um anseio não só da gestão, mas também dos Correios. Esse desenvolvimento vai ser de suma importância para o município, afinal passaremos a prestar um melhor serviço de entrega de correspondência aos nossos munícipes e pensando pelo lado da arrecadação, vai facilitar a entrega do boleto, seja ele do IPTU, ou qualquer outro documento”, esclareceu Carlos Feitosa, diretor de Tributos, que ainda ressaltou o trabalho dos técnicos que participaram efetivamente no processo. 

Benefícios

Além de facilitar na entrega de correspondência, a implantação permitirá que o frete cobrado pelo e-commerce seja mais justo. Já no que concerne ao trabalho dos Correios, os novos CEPs permitirão que os carteiros passem  menos tempo organizando as encomendas de acordo com a área, logradouro e número, e mais tempo na rua fazendo as entregas, uma vez que as cartas já chegarão no Centro de Distribuição com a triagem das encomendas separadas por uma central dos Correios fora do Estado. 

“Hoje temos centralizadores que utilizam nossa carga vinda para Sergipe, então para Nossa Senhora do Socorro vem apenas os objetos conglomerados, ou seja, quando esse material chega aqui no nosso centro de distribuição domiciliar, ele é triado pelos carteiros. Então há essa perda de prazo interno quando eles estão fazendo essa triagem, mas a partir do momento que ele já vier já triado mecanicamente por CEP, esses objetos chegam aqui já direcionado para o carteiro daquilo distrito, então ele só ordena por numeração e sai para a entrega. De forma resumida, é menos tempo interno e mais tempo na rua fazendo entrega”, detalhou Rosinaldo Garcia, superintendente dos Correios em Sergipe. 

Moradores do município apontam que ao realizar compras pela internet, muitas das vezes colocavam o endereço para entrega na casa de parentes e amigos em Aracaju porque o valor cobrado para entregar em Socorro era muito mais alto. Francisco reforça alguns outros benefícios. “Socorro não é um município pequeno, são quase 200 mil habitantes, bastante intenso e essa falta de CEP individual estava causando transtornos aos moradores que não estavam conseguindo receber suas correspondências. Havia muita divergência, muitas das vezes as pessoas tinham que ir a uma agência dos Correios atrás das suas correspondências. A ativação desses CEPs vai permitir que os moradores não tenham mais essa dor de cabeça. Apesar de estarmos numa era tecnológica, onde muito se pode obter por e-mail, aplicativos e sites, muitos documentos ainda são entregues nas casas”, finalizou. 

Identificação

Para auxiliar a população no processo de identificação das ruas, a SMTT de Socorro está concluindo o processo para a licitação. Segundo o superintendente Bruno Henrique, “iremos licitar as placas para espaço publicitário e quem ganhar colocará a identificação das ruas”, explicou. Ou seja, além de fazer propaganda para o seu negócio, o ganhador do processo ajudará a população a identificar o CEP. Portanto, a SMTT ficará responsável por dirigir todo esse processo. Outro meio para verificação dos CEPs, é pelo site de notícias da Prefeitura (ansocorro.se.gov.br) ou dos Correios (www.correios.com.br). 



COMPARTILHAR