Uma tartaruga de água doce de aproximadamente
A Conselheira informou a situação para o Secretário Municipal de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Manoel Messias, que entrou em contato com instituições responsáveis pelo assunto. Estas orientaram que fosse verificada se era uma tartaruga marinha ou de água doce. Depois de constatar que se tratava de uma espécie de água doce, o réptil foi encaminhado para um açude na região socorrense, conhecido por “Boa Nova”.
De acordo com o Secretário, é comum aparecer espécies desse e de outros tipos
Para Leozenilda Pereira, a participação da comunidade é essencial. “Para nós é a colaboração da população é muito importante, porque mesmo tendo um Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente que trabalha em parceria com a Secretaria, se não existir a participação das pessoas nem todos os animais que forem encontrados em meios urbanos não terão a oportunidade de ser preservados”, afirmou.
Caso seja encontrado um animal próximo a uma residência ou em um local que não é o habitat natural dele, o telefone para informar a Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente é o 2107-7869.