Nesta quarta-feira, 08, a Secretaria de Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca de Nossa Senhora do Socorro montou um estande no Sesc Socorro, no Marcos Freire I, para mostrar o trabalho de reciclagem e conscientizar as pessoas e estudantes sobre preservação do meio ambiente.
No estande, os papéis de fibra chamaram a atenção dos presentes na mostra. Com esses papéis pode ser feito envelopes, caixas de presentes e até bijouterias. “Acho muito importante que seja feito esse tipo de conscientização. Precisamos cuidar do nosso planeta e o trabalho de reciclagem feito com esses papéis vegetais é um dos meios de diminuir a poluição e lixos nas ruas”, explica a dona de casa Jozete Paixão.
“Estamos distribuindo panfletos educativos em relação a coleta seletiva onde o lixo deve ser separado , conforme sua utilidade, e entregue aos catadores ou entregue aos catadores nos Postos de Entrega Voluntária – PEV -, que será recolhido pela Prefeitura Municipal para a cooperativa ou associação de catadores. Além de distribuir mudas de laranjeiras, sacolas retornáveis e exibir um vídeo educativo sobre meio ambiente”, falou Leuzenilda Pereira, que é Educadora Ambiental e representante da Secretaria no estande.
Separar o lixo é uma alternativa ambientalmente correta, que diminui o volume dos metais sólidos e secos nos aterros sanitários ou lixões, que podem ser reciclados gerando renda e ocupação, pela catação e comercialização dos recicláveis. O lixo de nossas casas pode ser reaproveitado, para tanto, basta que cada um tome consciência do estrago que o lixo causa ao meio ambiente e à vida no planeta.