Na manhã desta segunda, 29, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma capacitação para as lideranças municipais referente ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O encontro aconteceu no centro Cultural Gilson Barreto. As lideranças fazem parte do grupo de sustentação, mobilização e participação social que irão contribuir no processo de diagnóstico dos resíduos sólidos da cidade. Nossa Senhora do Socorro é o primeiro município do estado a elaborar o PMGIRS.
Quem está à frente do PMGIRS é a empresa M&C engenharia que venceu a licitação e está conduzindo as reuniões. “Nosso principal objetivo é mostrar onde identificamos os pontos inadequados de destino final dos lixos para que possamos encontrar soluções. Anteriormente tivemos reunidos com o grupo de diretores do plano que inclui engenheiros, advogados, geógrafo e assistente social e hoje estamos com as lideranças municipais, pois são eles que convivem mais de perto com essa problemática”, explicou a diretora da M&C
engenharia, Patrícia Carvalho.
O secretário de Meio Ambiente, Washley Ramos, falou sobre a capacitação. “A partir da capacitação é que vamos poder identificar e diagnosticar os problemas do lixo em nosso município. Mas assim que acabar essa etapa vamos nos preparar para próxima que é na realização de três audiências públicas que acontecerão nos dias 5, 6 e 7 de dezembro na sede do município e nos complexos Taiçoca e Jardim, e contará com a presença de toda sociedade civil”, informou.
O conselheiro municipal de Meio Ambiente e liderança do conjunto Jardim, Claudionor do Nascimento, destacou a importância da capacitação. “Vai favorecer e melhorar a higiene da comunidade, conscientizar e reeducar as pessoas quanto ao destino final do nosso lixo, por isso estou aqui e vou até o final para verificar o desenvolvimento deste plano”, disse.