Na manhã desta segunda-feira, 15, a Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Assistência ao Aluno – Merenda Escolar, promoveu para os manipuladores de alimentos e serventes de todas as unidades escolares de Nossa Senhora do Socorro uma capacitação com o apoio da Coordenadoria da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, na Sede de Socorro.
Os servidores tiveram acesso a uma palestra da enfermeira e coordenadora da Vigilância Sanitária, Clauderci Dantas, que tinha como objetivo instruir as merendeiras e serventes quanto aos cuidados com a manipulação de alimentos, higiene pessoal, segurança no ambiente de trabalho. De acordo com Márcia Abdias, diretora da Assistência ao Aluno e Merenda Escolar, a prática de higienização e cuidados com os alimentos é essencial para que o ambiente escolar seja propício para os alunos e servidores.
"Esses servidores trabalham diretamente com os alimentos que são consumidos nas escolas, por isso, essa palestra é de suma importância para a saúde dos nossos alunos", destacou Márcia. O secretário de Educação, Carlos Cunha, também esteve presente e enfatizou a importância deste tipo de participação.
"Essa palestra faz parte de um clico de várias capacitações que serão realizadas com merendeiras e serventes das escolas da rede municipal. Além desse trabalho com o pessoal da Vigilância, teremos capacitação com nutricionista", disse Carlos Cunha. O presidente do Conselho de Alimentação Escolar – CAE -, Jorgival Fernandes dos Santos, disse que essa capacitação é primordial para a saúde de todos que convivem o ambiente escolar.
"Aqui, elas terão uma noção melhor da recepção dos alimentos, acondicionamento, manuseio, cuidado na higiene, no preparo, tudo isso, assim, esse tipo encontro é muito importante", disse Jorgival. Durante a palestra da coordenadora da Vigilância Sanitária, ela deixou claro a necessidade que cada servidor deve ter com a higiene pessoal para cuidar da higiene do local de trabalho e dos alimentos que manipulam.
"Não devemos usar adereço, ter cuidados para não manipular alimentos com doenças de pele e nem infecção de garganta. Não existe frase melhor do que 'Prevenir é melhor do que remediar'", destacou Clauderci.