Na manhã desta sexta-feira, 16, a Prefeitura de Socorro esteve representada pelo diretor de Tributos, Carlos Feitosa, durante o Encontro Estadual de Atores do Desenvolvimento 2022 realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em Aracaju. Feitosa foi um dos convidados pelo órgão para palestrar sobre a evolução da arrecadação municipal com a implantação da automação no processo de abertura, alteração e baixa de empresas.
Atualmente, a pessoa que deseja abrir uma empresa em Socorro deve realizar o processo pelo site Agiliza Sergipe e em tempo real o município recebe esse pedido de abertura. Após isso será gerado a inscrição municipal e a liberação do alvará de funcionamento. “O benefício mais importante da implantação é a agilidade no processo e a não intervenção do servidor no processo de abertura. Ou seja, o empresário não precisa aguardar que o servidor da Prefeitura vá até o estabelecimento para verificar se a empresa pode ou não funcionar naquele determinado local. Toda empresa que for aberta hoje no município de Nossa Senhora do Socorro tem a facilidade de abri-la em menos três horas, por conta desse processo de automação”, explicou Feitosa.
Na grande Aracaju, Socorro e São Cristóvão destacam-se pela adesão ao sistema automatizado. No ponto de vista da arrecadação, o município terá um controle das empresas que estão sendo abertas, bem como do recolhimento da taxa de abertura.
O evento contou com a participação dos prefeitos Adinaldo Nascimento, de Indiaroba, e de Campo do Brito, Marcell Moade, além de representantes de outros municípios.