Início Assistência Social Mulheres de Socorro são beneficiadas com ações da Secretaria de Assistência Social

Mulheres de Socorro são beneficiadas com ações da Secretaria de Assistência Social

44
0

Uma manhã diferente para os moradores do conjunto Marcos Freire, principalmente para as mulheres. Neste sábado, 15, a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Governo de Sergipe e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), realizou ações na feira e nas proximidades do terminal de ônibus.

Foram ofertados os serviços de atendimento na área jurídica e psicológica; distribuição de panfletos informativos sobre a Lei Maria da Penha; sobre os serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas); e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sergipe; palestras e apresentação de vídeos.

Já área de Saúde, foram ofertados os serviços de medição do índice glicêmico e verificação de pressão arterial. No local também ficou uma ambulância do Serviço de Atendimento de Urgência (SAU), para qualquer necessidade.

Todas as ações tinham como foco a Mulher em comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Mas, José Anselmo Santos Souza, 52 anos, foi ao local por curiosidade e não deixou de ser bem atendido pela equipe. Ele queria verificar a pressão e o índice glicêmico (nível de diabetes). “Essa é uma ação maravilhosa, deveria ter mais vezes, assim fica mais fácil para as pessoas virem até aqui. E mesmo sendo para as mulheres os homens também foram atendidos. Tenho hipertensão arterial e agora está um pouco alta”, explicou.      

Um dos objetivos da Ação foi esclarecer as mulheres em relação ao combate à violência doméstica. Para dar mais privacidade às mulheres, o ônibus da SEPM tem dois consultórios para atender, reservadamente, na área jurídica ou psicológica.

A dona de casa, Vanilce Lima da Silva, procurou o atendimento psicológico e saiu satisfeita com as orientações. “Gostei muito dos conselhos dela. Ela me explicou algumas coisas e me orientou para outras”, enfatizou.

A coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Zilá Barbosa, explicou sobre essas Ações realizadas hoje. “Estamos aqui para trazer informações que possam melhorar as condições de vida das mulheres. Elas, às vezes, não se sentem seguras para buscar esses serviços. Muitas vezes estão sofrendo algum tipo de agressão e não se sentem seguras para ir a uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência. Explicamos que elas podem ser encaminhadas para o Cras ou o Creas para receber os atendimentos necessários para cada caso”, explanou.

A OAB também fez parte da realização da Ação, por meio da representante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a advogada Valdilene Oliveira Martins. “O importante é a interação de todos os órgãos e da sociedade civil, que forma a Rede Social de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher com o intuito de desconstruir essa cultura do machismo com determinadas ações que levam a violência, seja psicológica ou física. A mulher não tem que ser submissa ao homem como a gente sabe que era antigamente”, explicou.      

A coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Ana Júlia Souto Santos, também foi à feira distribuir os panfletos. “Nossa equipe disponibiliza duas psicólogas, um ônibus adequado para o atendimento, além disso, temos a parceria com a OAB/SE e as prefeituras para levar o serviço aos municípios”.        

A equipe das Secretarias Municipal de Assistência Social e da SEPM foram à feira distribuir os panfletos e falar com as mulheres. A aposentada, Marlene Pereira da Silva, disse que “é muito valido esse trabalho, até mesmo porque as pessoas que não tem tempo e condições de buscar essas informações ficam sabendo agora”, falou Marlene acrescentando que, se possível, façam mais essas Ações que a população agradece.

Essa Ação, também tem o apoio da secretária de Assistência Social e primeira dama, Silvia Fontes, que informa: no próximo sábado, 22, será realizada mais uma edição do Socorro Cidadã, no conjunto Jardim, das 8h às 14h, com vários atendimentos a população.
 

COMPARTILHAR