Nesta sexta-feira, 02, o município celebrou a tradicional lavagem das escadarias da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Socorro, seguida por um cortejo em homenagem a Iemanjá. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal em colaboração com a Secretaria de Cultura e a Coordenadoria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, reuniu a comunidade para celebrar a riqueza cultural e a fé.
O prefeito destacou a importância do evento como um elo entre diferentes religiões: “É uma festa da nossa padroeira Nossa Senhora do Socorro, que acontece há mais de 300 anos. É uma festa que faz parte do calendário municipal, onde também tem a participação de todos os grupos do Axé de Socorro. Neste dia 02, eles vêm aqui para fazer a lavagem das escadas para agradecer a Nossa Senhora. É um sincretismo religioso que envolve todas as religiões procurando mostrar a fé”, afirmou o prefeito.
A Mãe Silva, Coordenadora Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial do município, enfatizou a participação ativa das entidades afro-religiosas durante o evento e a importância no combate à intolerância religiosa. “Estamos na 15ª edição e esse é um momento ímpar onde comemoramos o dia da nossa grande mãe Iemanjá. Hoje todos os terreiros fazem essa homenagem a ela, que é a mãe dos orixás e a nossa mãe. É um momento onde combatemos mesmo a intolerância, pois estamos na rua com o nosso branco e pedindo paz”, afirmou Mãe Silva.
A programação incluiu diversas atividades, com destaque para a concentração na Igreja Matriz, seguida de um café da manhã. A lavagem das escadarias teve início às 9h, seguida pelo cortejo para Iemanjá em direção à Prainha do Porto Grande, onde oferendas foram entregues no Rio Cotinguiba e apresentações culturais enalteceram a festividade.
A celebração contou com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Turismo e Juventude, além do suporte da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).