Além dos preservativos masculino e feminino, os medicamentos antirretrovirais também são meios de prevenção contra o vírus HIV. A Profilaxia Pré-Exposição (Prep) é um método preventivo, que consiste em apenas um comprimido diário, que deve ser utilizado pelas pessoas antes da exposição sexual. A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza a Prep no Centro de Especialidades José do Prado Franco Sobrinho, localizado no conjunto João Alves. Para receber a medicação, é preciso passar pelo médico da Unidade de Saúde, que mediante a necessidade, irá prescrever o antirretroviral. Com o receituário em mãos, o paciente deverá fazer o cadastro no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Após o cadastro, já pode fazer a retirada da medicação.
Já a Profilaxia Pós-Exposição é considerada uma medida preventiva de urgência, recomendada para as pessoas que já foram expostas ao vírus, e devem iniciar um tratamento de 28 dias, com dois comprimidos diários. Para garantir a eficácia, é necessário que a pessoa inicie o tratamento o mais rápido possível, até 72 horas após a exposição. Por ser uma medicação de urgência, a PEP precisa estar disponível em uma Unidade que funcione 24 horas. No município de Socorro, a pessoa que possivelmente foi exposta ao vírus, pode retirar a medicação no Hospital José Franco Sobrinho, localizado no conjunto Marcos Freire II.
A responsável técnica pelo programa IST/ Aids de Nossa Senhora do Socorro, Elisângela Góes, destaca a importância de ter as duas medicações disponíveis no município. “Atualmente, a população socorrense já encontra as duas medicações antirretrovirais em Nossa Senhora do Socorro, o que é de suma importância, pois permite que as pessoas façam a retirada da medicação no município que reside. Assim, elas não precisam se deslocar para um outro município, e conseguem iniciar o tratamento o mais rápido possível, como no caso da PEP, que é um medicamento de urgência”, disse a responsável técnica.