Início Saúde Município de Nossa Senhora do Socorro imuniza mais de 270 crianças contra...

Município de Nossa Senhora do Socorro imuniza mais de 270 crianças contra a Poliomielite

A poliomielite é uma infecção contagiosa que atinge pessoas de todas as idades, principalmente crianças menores de cinco anos. Com o objetivo de prevenir a disseminação de três sorotipos de poliovírus causadores da doença, neste sábado, 8, cidades de todo o país realizaram o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite. No município de Nossa Senhora do Socorro, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abriu nove Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionaram como pontos de vacinação, das 8h às 12h, para vacinar crianças menores de cinco anos de idade.

Durante o Dia D, o município disponibilizou os dois tipos de vacina contra a poliomielite, sendo eles: Vacina Injetável da Poliomielite (VIP) e Vacina Oral da Poliomielite (VOP), que variam de acordo com a faixa etária das crianças. Ao todo, mais de 270 crianças foram imunizadas. Além das vacinas contra a pólio, a SMS aproveitou o Dia D para disponibilizar todas as vacinas de rotina que fazem parte do calendário nacional de imunização da criança. Assim, foi possível atualizar as cadernetas de vacinação e garantir a saúde e segurança da criançada.

A gerente de Imunização, Sarah Andrade, destaca a importância do Dia D. “Nós sabemos o quão prejudicial para a saúde é a contaminação causada pelos vírus disseminadores da Poliomielite. Esta doença gera consequências irreparáveis, e por isso, precisamos evitar que as crianças, que é o público-alvo da campanha, sejam infectadas pelo vírus. O Dia D vem como uma oportunidade a mais para que os pais ou responsáveis levem as crianças para garantir a imunização, pois é um dia estratégico, no sábado, onde a maioria está de folga do trabalho”, disse a gerente.

A dona de casa, Keila Janaína, aproveitou o Dia D para levar a filha de quatro anos para tomar a vacina contra a pólio e atualizar a caderneta de vacinação. “Os profissionais da Unidade me informaram que hoje teria o Dia D de Vacinação, e eu logo me programei para trazer a minha filha, pois acho muito importante manter a caderneta de vacinação atualizada, com todas as doses em dias”, disse Keila Janaína.

As pessoas que não conseguiram levar as crianças para tomar a vacina no Dia D, podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima durante a semana para garantir a imunização. As vacinas, tanto contra a Poliomielite quanto as de rotina, continuam disponíveis em todas as UBS’s do município, de segunda a sexta, manhã e tarde.