Início Saúde Município de Socorro sedia a 1ª Conferência Regional de Gestão do Trabalho...

Município de Socorro sedia a 1ª Conferência Regional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Nesta quinta-feira, 13, representantes da sociedade, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviço de todos esses municípios estiveram reunidos na 1ª Conferência Regional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CRGTES), que foi realizada no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, localizado em Nossa Senhora do Socorro. A Regional de Saúde de Nossa Senhora do Socorro é composta por 11 municípios, além de Socorro, sendo eles: Cumbe, Carmópolis, Santo Amaro das Brotas, General Maynard, Japaratuba, Siriri, Pirambu, Capela, Nossa Senhora das Dores, Rosário do Catete e Maruim.

O objetivo principal da conferência foi discutir estratégias e políticas públicas que irão propor avanços e melhorias para a educação em saúde desenvolvida pelos 12 municípios. Para isto, além da palestra magna ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer’, também foi realizada a discussão de três eixos temáticos, com a formação e eleição de propostas pertinentes e relacionadas tanto aos eixos temáticos quanto ao eixo central.

A abertura do evento ficou por conta dos alunos da Rede Municipal de Ensino, que apresentaram a coreografia Realeza, do Programa Arte na Escola. A coreografia é do professor e coreógrafo Leandro Matos e foi selecionada para o 41° Festival de Dança em Joinville, em 2024.

O secretário de Saúde de Socorro e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (COSEMS-SE), Enock Ribeiro, destaca que é uma grande satisfação receber os representantes dos demais municípios para juntos discutir avanços e melhorias para a população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para ele, este é um dia importante e fundamental, um dia histórico.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Nossa Senhora do Socorro, Iziderio Souza, destaca a importância da Conferência Municipal. “A conferência tem o intuito da gente fazer o coletivo, discutir estratégias que possam beneficiar não só o município de Nossa Senhora do Socorro, mas toda Regional, inclusive, tirando daqui propostas para as Conferências Estadual e Nacional. Hoje é um dia ímpar, um dia que a gente consegue ter todas as categorias presentes para discutirmos e acharmos o melhor caminho para o SUS do amanhã”, disse o presidente.

Plenária Final
Para dar um norte a discussão dos eixos, a enfermeira sanitarista e mestre em Gestão e Saúde Coletiva, Sayonara Ferreira, ministrou uma palestra abordando o tema nacional: Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer. “As conferências fazem o SUS ser democrático e são nessas etapas regional e estadual que conseguimos entender a realidade local e lançar propostas a nível nacional. A palestra é uma orientação relacionada ao tema”, conclui palestrante.

Após a discussão dos eixos, nove propostas foram selecionadas, 80 delegados serão eleitos e irão representar a Regional Socorro na Conferência Estadual, que está prevista para ser realizada no mês de dezembro.

Marcilene Maria de Farias é cirurgiã-dentista de Nossa Senhora das Dores o papel da conferência para os profissionais de saúde. “Quem executa todos os serviços de saúde é o trabalhador que está na ponta, diante das necessidades dos usuários. Então, para que os serviços sejam de qualidade, precisamos ter profissionais valorizados e as condições necessárias para executar as ações, e assim, todos sairão ganhando, tanto o trabalhador como o usuário. Por isso, essas discussões envolvendo as categorias são tão importantes para termos uma saúde mais efetiva”, enfatiza a profissional da saúde.

A residente de Siriri, Solange Santana, representou os usuários do SUS na conferência. “É super importante que a classe usuários esteja inserida e participe de momentos como esse, pois é fundamental que a gente saiba o que o SUS tem para nos oferecer. O SUS é riquíssimo, o que falta é ajuste para avançar cada vez mais, e é através das conferências que podemos contribuir e desenvolver”, disse Solange Santana.