Alertar a comunidade e aconselhar. Esse foi o maior objetivo da campanha de enfrentamento à violência sexual da criança e adolescentes, que aconteceu na tarde desta quinta-feira,23, no Sesi do Conjunto Marcos Freire I. A realização da campanha é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social junto à Secretaria da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social de Estado.
O mês em que é realizado a campanha não é por acaso, a data 18 de maio é lembrada nacionalmente como o Dia do Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A coordenadora de proteção social especial do município, Laira Santana, que representou a primeira dama no evento, explica que ação serve principalmente para alertar a comunidade. "Essa tarde foi voltada para palestras e uma mesa redonda com a população. Além dessa ação a secretaria continuará o trabalho de conscientização com blitz informativa, palestras nos equipamentos sociais e em escolas. Será uma ação contínua", falou.
Ela ainda acrescentou que a ação é um trabalho conjunto da secretaria de Assistência Social com as secretarias de Educação, Saúde, Conselho Tutelar e Ministério Público. "Articulamos todas essas áreas porque acreditamos que é através dessa parceria com rede de outras políticas públicas é que a gente vai efetivar esse enfrentamento e prevenção à violência. Aqui estão os grupos de convivência dos Cras, grupo de idosos, Peti e os beneficiados dos Creas, além da comunidade em geral. A secretária municipal de Assistência Social , Silvia Fontes, traz essa campanha com muita satisfação, com o intuito de alertar a comunidade sobre a importância da denúncia para coibir os casos de violência ", explicou Laira Santana.
A campanha de enfrentamento faz parte do projeto Cine Informação da Secretária de Inclusão Social do Estado. Coordenando a campanha, a psicologa, Jaqueline Caldeira, explica a importância da mobilização no município. "Socorro é um município que faz um trabalho muito bom no quesito social. A campanha aqui no município se estendeu a blitz educativas com a PRF informando e levando brindes à população. Nossa missão aqui hoje é estar mais perto da população, orientar de todas as formas sobre como fazer as denúncias e tirar dúvidas", afirmou Jaqueline.
Para abrilhantar ainda mais o evento, as crianças assistidas pelo Peti se apresentaram em um lindo coral de flautas. Estiveram presentes na campanha, os vereadores Aldon e Jó do Sobrado, representando gestor municipal, o secretário municipal da Administração José Menezes; o secretário adjunto da Assistência Judiciária Cley Andreson; secretário de Obras Tiago Costa; de Planejamento Gledson Oliveira; secretário de Esporte Eliel Felipe e o adjunto George Oliveira, o Pio da Batata; secretário da Juventude Anderson Aragão; o Inspetor Givaldo, da Defesa Civil, e Marcondes Gomes, coordenador da Juventude.
Fazendo parte da secretaria de Inclusão do Estado, compuseram a mesa Neusa Malheiros, representando a secretária estadual de inclusão e primeira dama do estado, Eliane Aquino; Demival Falcão, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescentes.