Nossa Senhora do Socorro foi um dos 25 municípios classificados para integrar o seleto grupo da Turma de Qualificação da Academia Recicleiros do Gestor Público. Um passo importante para receber o Programa Recicleiros Cidades e garantir até R$ 5 milhões de investimentos para implantação da coleta seletiva com inclusão social.
Socorro tem uma grande oportunidade de implantar na cidade um programa único de coleta seletiva e reciclagem e se tornar referência nacional em sustentabilidade, economia circular com atuação socioambiental de impacto. O município foi um dos 25 classificados entre os 121 municípios inscritos para avançar à segunda fase da Seletiva 2023 do Programa Recicleiros Cidades, o maior e mais completo programa estruturante de coleta seletiva e reciclagem do Brasil.
A seletiva para o projeto é organizada pela Academia Recicleiros do Gestor Público, área do Instituto responsável por auxiliar as prefeituras na elaboração de todos os itens necessários para sedimentar a política pública e o serviço de coleta seletiva municipal. A Academia conta com a SIG Group como patrocinadora semente.
A partir de agora, Nossa Senhora do Socorro vai integrar a Turma de Qualificação da Academia, um passo super importante para, muito em breve, receber o Programa Recicleiros Cidades e todos os benefícios, como infraestrutura, apoio à gestão, assessoria técnica especializada, comunicação e muito mais, que chegam a somar até R$ 5 milhões em investimento direto na solução para sedimentação da reciclagem de impacto social na cidade. A iniciativa prevê a participação intensiva do Instituto Recicleiros por pelo menos 5 anos na cidade.
No total, a edição de 2023 da Seletiva, promovida pela Academia Recicleiros do Gestor Público, alcançou 24 estados brasileiros, com 312 inscrições oficiais, aumento de 184% em relação ao processo seletivo de 2022.
“A primeira fase da Seletiva 2023 do Programa Recicleiros Cidades foi muito bem sucedida, com recorde de inscrições. Os números robustos mostram um interesse genuíno de muitos gestores públicos em levarem coleta seletiva e reciclagem para seus municípios com apelo ambiental e social. A partir de agora, entramos em uma nova fase, e estamos animados com o que está por vir”, diz Cezar Augusto, gerente da Academia Recicleiros do Gestor Público.
Hoje, o Programa Recicleiros Cidades está presente em 16 municípios brasileiros, e a meta do Instituto é chegar a 60 praças até 2025.
*Trilha do Conhecimento, Mentorias técnicas e visitas aos municípios*
Agora, os 25 municípios classificados vão percorrer a chamada Trilha do Conhecimento na plataforma on-line da Academia, um processo composto por conteúdos técnicos e específicos, além de passarem por mentorias temáticas com especialistas do Instituto Recicleiros, que darão todas as condições para que as cidades participantes desenvolvam os elementos básicos necessários para a criação da reciclagem com inclusão social nas cidades participantes.
“Na prática, essa é a hora em que definimos quais as cidades terão o projeto implementado em parceria com o Instituto Recicleiros. Provemos todo o suporte necessário para ajudar essas cidades selecionadas a romper as barreiras para a implantação de uma solução ambientalmente e socialmente ideal para a gestão de resíduos. Aqueles que cumprirem essa etapa que basicamente consiste em definir elementos regulatórios e condições operativas nas cidades passarão para a fase de implantação da coleta seletiva”, ressalta Erich Burger, diretor Institucional Recicleiros.
A partir do fim de abril, representantes de Recicleiros poderão agendar visitas técnicas, a fim de aprofundar o entendimento sobre a qualificação dos municípios que apresentarem as melhores condições para integração ao Programa. Por fim, a divulgação dos territórios selecionados será em setembro.
Sobre o Instituto Recicleiros – Organização da Sociedade Civil (OSC), qualificada como OSCIP, que atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, com especial foco na recuperação de embalagens pós-consumo com a inclusão de catadores e catadoras. Por meio do Programa Recicleiros Cidades, implanta nos municípios brasileiros a coleta seletiva e a reciclagem, envolvendo em um mesmo ecossistema em cadeia circular prefeituras, empresas, catadores e cidadãos.