Nossa Senhora do Socorro marcou presença na 5ª edição da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Sergipe, realizada nos dias 3 e 4 de abril. O evento, organizado pelo Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe (Conser), com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), representa um importante passo rumo à Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, agendada para julho. Representantes de diversos municípios sergipanos estiveram presentes, incluindo membros da delegação de Nossa Senhora do Socorro.
Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), Samuel Fernandes, a participação da delegação socorrense na conferência reflete o comprometimento da cidade com a promoção da igualdade, acessibilidade e inclusão. Ele enfatizou a importância de defender os direitos das pessoas com deficiências e contribuir com propostas para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social, já que a cooperação entre todos é essencial para construir uma sociedade mais justa e solidária.
Durante o evento, foram discutidas e aprovadas propostas que serão levadas pelos delegados eleitos para a V Conferência Nacional. Um total de 25 propostas dos cinco eixos temáticos, conforme determinação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (Conade), foram aprovadas. A delegação sergipana eleita na conferência estadual é composta por oito delegados, sendo quatro da sociedade civil e quatro governamentais, além dos respectivos suplentes. Também foram destinadas duas vagas aos membros do Conser.
Representando Nossa Senhora do Socorro e o Estado, o membro do CMDPcD, Clodoaldo Silva Pereira, que também é servidor da Secretaria Municipal de Cultura, foi eleito como titular governamental, já o presidente do Conselho Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Samuel Fernandes, foi eleito como suplente da sociedade civil.
A presença da delegação de Nossa Senhora do Socorro, composta por 25 delegados eleitos na etapa territorial, não apenas fortalece os laços com a comunidade local, mas também ressalta a importância da participação ativa da sociedade civil na elaboração de políticas públicas inclusivas e eficazes. Esse envolvimento reafirma o papel fundamental de Nossa Senhora do Socorro na promoção da inclusão e na garantia de que os direitos de todas as pessoas com deficiência sejam respeitados e protegidos.