Início Assistência Social Nossa Senhora do Socorro participa da 5ª edição da Conferência Estadual dos...

Nossa Senhora do Socorro participa da 5ª edição da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Sergipe

Nossa Senhora do Socorro marcou presença na 5ª edição da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Sergipe, realizada nos dias 3 e 4 de abril. O evento, organizado pelo Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe (Conser), com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), representa um importante passo rumo à Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, agendada para julho. Representantes de diversos municípios sergipanos estiveram presentes, incluindo membros da delegação de Nossa Senhora do Socorro.

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), Samuel Fernandes, a participação da delegação socorrense na conferência reflete o comprometimento da cidade com a promoção da igualdade, acessibilidade e inclusão. Ele enfatizou a importância de defender os direitos das pessoas com deficiências e contribuir com propostas para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social, já que a cooperação entre todos é essencial para construir uma sociedade mais justa e solidária.

Durante o evento, foram discutidas e aprovadas propostas que serão levadas pelos delegados eleitos para a V Conferência Nacional. Um total de 25 propostas dos cinco eixos temáticos, conforme determinação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (Conade), foram aprovadas. A delegação sergipana eleita na conferência estadual é composta por oito delegados, sendo quatro da sociedade civil e quatro governamentais, além dos respectivos suplentes. Também foram destinadas duas vagas aos membros do Conser.

Representando Nossa Senhora do Socorro e o Estado, o membro do CMDPcD, Clodoaldo Silva Pereira, que também é servidor da Secretaria Municipal de Cultura, foi eleito como titular governamental, já o presidente do Conselho Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Samuel Fernandes, foi eleito como suplente da sociedade civil.

A presença da delegação de Nossa Senhora do Socorro, composta por 25 delegados eleitos na etapa territorial, não apenas fortalece os laços com a comunidade local, mas também ressalta a importância da participação ativa da sociedade civil na elaboração de políticas públicas inclusivas e eficazes. Esse envolvimento reafirma o papel fundamental de Nossa Senhora do Socorro na promoção da inclusão e na garantia de que os direitos de todas as pessoas com deficiência sejam respeitados e protegidos.