Início Meio Ambiente Nossa Senhora do Socorro recebe o IV Fórum de Meio Ambiente e...

Nossa Senhora do Socorro recebe o IV Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade

55
0

Com a presença do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, foi realizado na Câmara de Vereadores do município o IV Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que teve como tema ‘Área de Preservação Permanente (APP) Urbana nos municípios’. O evento foi realizado pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANNAMA) e contou com total apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

Para o presidente da ANNAMA, Allan Fontes, o fórum acontece para potencializar a capacidade dos municípios e fortalecer o sistema municipal de meio ambiente. “Esse trabalho que estamos realizando no último ano, é para fortalecer os municípios e dentro disso estamos buscando discutir as vocações municipais e Socorro, é um município que contém muitas áreas de APP. A gente tem visto que esse tema é de extrema relevância porque o município já faz o licenciamento dos empreendimentos”, explicou.

O trabalho da ANNAMA é realizado de forma participativa e continuada com os secretários municipais de Meio Ambiente de Sergipe. “A ideia é justamente compartilhar experiências com os secretários municipais, contribuindo uns com os outros na solução de problemas. Então, a gente vem buscando junto a ANNAMA, em parceria com os municípios, trazer temas gerais ou que são entraves para os secretários, mas sempre ouvindo os especialistas”, disse o secretário de Meio Ambiente de Socorro, Samir Felipe.

O Fórum contou com a palestra do Professor Wagner Fonseca, analista do Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, e do promotor de justiça do Ministério Público de Sergipe, professor Dr. Sandro Costa. Ambos abordaram sobre a lei 14.285/2021, que mudou dispositivos do Código Florestal referentes à proteção de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em áreas urbanas de todo o país.

Avanços

Durante discurso, o prefeito Padre Inaldo falou sobre a importância e avanço da Secretaria de Meio Ambiente nas ações de preservação e no trabalho de educação ambiental. “Socorro tem crescido muito, prova disso é a instalação de empresas no Distrito Industrial. Para essas instalações é necessário o licenciamento, que a nossa Secretaria passou a emitir de forma eletrônica. Temos também avançado no trabalho de educação ambiental, conscientizando as pessoas sobre as consequências dos nossos atos”, detalhou.

Presenças

O evento reuniu secretários municipais de Meio Ambiente, representantes da Bacia Hidrográfica, da Deso e consultores ambientais, além de vereadores de Socorro, dos secretários municipais David Fernandes (Agricultura), Eliel Felipe (Infraestrutura) e Tonho da Caixa (Assuntos Parlamentares), e do coordenador da Defesa Civil, Kléber Lima.

 

COMPARTILHAR