Início Assistência Social Nossa Senhora do Socorro sedia Assembleia Geral dos gestores municipais de Assistência...

Nossa Senhora do Socorro sedia Assembleia Geral dos gestores municipais de Assistência Social

121
0

Na manhã desta quarta-feira, 19, a Prefeitura de Nossa Senhora Socorro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), em parceria com o Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado (Coegemas/SE), realizou uma Assembleia Geral com gestores de diversos municípios sergipanos. O evento foi realizado no Centro Cultural Gilson Prado Barreto.

Como uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e regendo-se por Estatuto e demais legislações vigentes, o Coegemas tem como finalidade os interesses do município juntos às autoridades constituídas no que se refere às políticas públicas de Assistência Social, defender a Assistência como Política de Seguridade Social, além de atuar como órgão de articulação e de coordenação das ações comuns dos gestores municipais de Assistência Social.

“Para nós sediar essa última reunião do ano do Coegemas é muito importante porque é uma troca de experiência que estamos realizando. Aqui iremos discutir as ações realizadas em 2018 e o que pode ser melhorado para o ano que vem, que é a nossa grande preocupação. Hoje é um dia que podemos nos reunir e fortalecer essa união”, declarou a secretária de Assistência Social do município, Maria do Carmo.

A cerimônia foi iniciada com a apresentação instrumental dos beneficiados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Socorro, seguido da apresentação dos municípios finalistas da 1ª Mostra de Experiências Exitosas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Sergipe, do balanço das atividades do ano de 2018, além da deliberação sobre o calendário para 2019. Já no período da tarde o encontro resumiu-se na realização de amigo oculto entre os municípios presentes e reunião da diretoria e dos municípios.

Em discurso, o prefeito de Socorro Padre Inaldo fez questão de agradecer a empenho de todas as Secretarias municipais em benefício dos sergipanos. “As Secretarias de Assistência Social do nosso Estado passam por grandes desafios, mas não deixam de estar realizando ações e atendendo a população mais carente. Estamos honrados em ser palco de um momento tão importante como esse de análise e busca por soluções para o nosso povo”, disse o gestor municipal.

A grande preocupação dos municípios sergipanos consiste no corte de repasses que deve ocorrer para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é o que afirma o presidente do Coegemas Wallison Hipólito de Mira. “Esse ano o Governo Federal não pagou o que deveria ser pago aos municípios, então esses municípios contam com poucos recursos e trabalham com o mínimo, o que interfere diretamente nos serviços que são oferecidos aos usuários. Em 2019 já é previsto um corte muito grande de recursos para a política de Assistência e nós enquanto gestores precisamos nos posicionar, através do Coegemas, e tentar buscar soluções”, declarou.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Antônio Carlos

Confira mais fotos

 

COMPARTILHAR