A pessoa que faz parte do Cadastro Único (CadÚnico) e está cadastrada como família unipessoal (família de uma pessoa só) deve ficar atento.
O Ministério da Cidadania deu início, em novembro, ao processo de averiguação cadastral para todos os beneficiários que se enquadram como famílias de uma só pessoa, com o objetivo de investigar os beneficiários que tiveram cadastro incluído ou atualizado entre novembro de 2021 e outubro de 2022.
A averiguação cadastral do Cadúnico foi definida por meio da publicação da instrução normativa nº 5, publicada em novembro, no Diário Oficial da União. O documento definiu que as famílias selecionadas receberão visita domiciliar ou serão chamadas para participar de uma conversa com técnicos dos municípios para a apuração das informações do cadastro.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o processo de averiguação cadastral foi motivado por um aumento significativo de registros unipessoais, ou seja, um crescimento acima da média de novas famílias formadas por apenas uma pessoa.
A checagem na base de dados dos beneficiários visa garantir que os recursos cheguem à população vulnerável, que é o público alvo de programas como o Auxílio Brasil.