Na tarde desta sexta-feira, 20, aconteceu a eleição dos novos gestores do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb. A escolha ocorreu na sala de reuniões da Secretaria Municipal da Educação e contou com a participação dos antigos membros do Conselho; de pais, estudantes; diretores e técnicos administrativos da rede de ensino do município.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Wellington Mangueira, o ato serve como forma de oxigenação das atividades exercidas pelo órgão e caracteriza a democratização da gestão escolar nas instituições de ensino de Nossa Senhora do Socorro.
“Todo setor precisa de renovação, principalmente aquele que lida com recursos fundamentais para a educação como o Fundeb. E é para isso que serve a eleição, para renovar de forma democrática as ideias e melhorar ainda mais a forma de atuação. Parabenizo os representantes anteriores do Conselho e desejo boas vindas para os que chegam”, diz Mangueira.
Denize Morais esteve à frente do Conselho Municipal do Fundeb, como presidente, comenta que o órgão atua como fiscalizador e deliberativo, observando a administração do município. “Os integrantes do Conselho realizam um trabalho sério, fiscalizando de que forma a administração da cidade utiliza os recursos destinados à educação. Aproveito para dar os parabéns aos gestores de Socorro, por utilizá-los de modo transparente”, afirma.
O Conselho conta com onze segmentos, porém, na ocasião foram eleitos representantes somente para quatro deles: técnicos administrativos; estudantes; pais de alunos e diretores da rede municipal de ensino. Isso deve-se ao fato de que os outros setores já haviam efetuado a escolha de seus representantes que irão atuar por dois anos.