Início Assistência Social Oficina de Enfrentamento à Violência contra a Mulher: parceria entre o CRAM...

Oficina de Enfrentamento à Violência contra a Mulher: parceria entre o CRAM de Nossa Senhora do Socorro e a SPM-Sergipe empodera mulheres com aula de defesa pessoal feminina

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o município de Nossa Senhora do Socorro protagonizou uma demonstração prática e empoderadora na luta contra a violência de gênero. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), firmou mais uma parceria com a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres de Sergipe (SPM-Sergipe) e realizou a “Oficina de Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, promovendo conscientização e defesa dos direitos das mulheres socorrenses.

A oficina, que aconteceu no auditório da Praça da Cultura Cantor Pedro Rogério, no Marcos Freire I, é o primeiro passo de uma parceria que pretende, periodicamente, levar mais autonomia e melhorar a autoestima das mulheres assistas pelo CRAM.

Para a coordenadora do CRAM e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), Lorenna Bastos, é de extrema necessidade que os órgãos municipais busquem a capacitação e o empoderamento das mulheres socorrenses, proporcionando-lhes ferramentas para se protegerem em situações de perigo. “Esta oficina não apenas abordou técnicas físicas, mas também promoveu a conscientização sobre os direitos das mulheres e a importância da denúncia em casos de violência”, destacou a coordenadora.

As mulheres assistidas pelo CRAM de Nossa Senhora do Socorro foram as protagonistas da oficina, a exemplo de Genilce Araújo, que compartilhou sua satisfação em fazer parte do evento. “Ações como essas são muito importantes para o desenvolvimento da mulher, porque nós não podemos ficar tão depressivas e chorosas, não devemos ficar só presas dentro de casa pensando nos afazeres domésticos. A mulher tem que se libertar, procurar aguçar a criatividade, fazer cursos, concursos, se profissionalizar, estudar e procurar sorrir e se distrair, porque temos que fazer por onde”. Essas palavras exemplificam a importância do empoderamento feminino e do desenvolvimento pessoal como elementos fundamentais para superar desafios e construir um futuro mais promissor.

A secretária municipal de Assistência Social de Socorro, Aída Santana, compreendendo a necessidade de fortalecer a rede de apoio às mulheres em situação de violência no município, enfatizou a importância da prevenção e do suporte emocional, além de buscar soluções práticas para garantir a segurança das mulheres em situações de vulnerabilidade.

O evento, resultado da parceria entre a Secretaria Estadual da Mulher e o CRAM, reflete o compromisso contínuo de Nossa Senhora do Socorro em enfrentar e combater a violência contra a mulher. A demonstração prática de defesa pessoal feminina não apenas capacitou as mulheres a protegerem-se, mas também serviu como um catalisador para uma mudança cultural mais ampla, desafiando estereótipos de gênero e promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.

“O intuito do projeto é conseguir levar um pouco mais de segurança para a mulher e o mínimo de conhecimento técnico de luta para se defender naquele momento, para que ela saia daquela situação. Assim, ela poderá pedir socorro ou fugir dali, pois não queremos que ela entre no embate. Nosso objetivo é que ela consiga permanecer viva e, se possível, sem nenhuma agressão, e que possa buscar os seus direitos”, informou o professor de artes marciais e parceiro da SPM-Sergipe na oficina, Junior Soares.