Ação faz parte do calendário de ações alusivas ao Dia da Consciência Negra
Fazendo parte do calendário de ações da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro na semana da Consciência Negra, foi realizada na tarde da terça feira, 21, uma palestra, com a estilista Regiane Ribeiro, especialista em cultura negra, foi realizada , na Tenda Cultural, localizada no conjunto João Alves, entre as crianças e jovens atendidos no espaço.
Na oportunidade foram realizadas também uma série de oficinas, onde foram trabalhados vários estilos de cortes de cabelo femininos, com o objetivo de valorizar a beleza e a cultura negra, dando um charme a mais no cabelo das meninas, que estão passando pela transição capilar.
Além das questões ligadas à valorização da cultura e da história negra, outra importante palestra ministrada trabalhou com os participantes às questões ligadas ao preconceito, que segundo a palestrante está sendo quebrado aos poucos e com muita luta.
” Graças Deus a gente vem quebrando muitas barreiras, com o movimento negro mais em evidência no momento. Hoje vemos desfiles com modelos negras, que antigamente não víamos, mas ainda precisamos desconstruir essa questão dos padrões. Ainda temos um caminho longo a ser percorrido e muitas coisas ainda precisam ser mudadas, mas já avançamos bastante”, conta Regiane.
Segundo a estilista é gratificante perceber a maneira que as crianças recebem os novos cortes de cabelo. “As crianças são bem inocentes, então elas olham e acham lindo e se veem inseridas nesse novo contexto. Valorizar as suas raízes, a sua história é muito importante, pois faz com que elas entendam o quanto a sua cor tem representatividade. Passar essas informações para os pais também é vital, pois essa é uma reflexão que tem que envolver toda família”, relata.
A oficina foi uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e para a palestrante ações como essas são muito importantes socialmente falando. “O trabalho social da prefeitura, junto à comunidade carente, é muito importante, pois esses cidadãos precisam de informação, afinal é através da educação que todo mundo pode crescer”, afirma.