Início Assistência Social Palestra educativa marca o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Palestra educativa marca o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

53
0

Nesta terça, 12, foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Para marcar a data, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Combate a Pobreza e do Trabalho, promove um ciclo de palestras com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade do enfrentamento do problema e fortalecer as ações de prevenção e eliminação do trabalho infantil no município.

A primeira palestra foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do conjunto Parque dos Faróis e reuniu pouco mais de 30 mães. Na ocasião, foram debatidas as consequências negativas para as crianças no desempenho de atividades, cujas consequências são a evasão escolar e problemas de saúde. “Em Sergipe, temos o caso das crianças que trabalham nas casas de farinha e laranjais. São situações que estão sendo combatidas”, informou durante a palestra, Albiérgio Félix de Azevedo, fiscal do Trabalho aposentado.

Conforme a assistente social Renata July Santos Pinheiro, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Assistência Social, as atividades programadas pessoalmente pela secretaria Silvia Fontes junto com a equipe, contempla todas as regiões de Socorro. “O trabalho infantil é uma violação dos direitos das crianças e tem como consequência o fracasso escolar, priva a criança do direito à educação, do convívio familiar e ainda do lazer”, pontuou.

Para a dona de casa Adriana dos Santos, mãe de dois filhos, a situação é preocupante. “Essa palestra foi interessante porque explicou como os nossos filhos são prejudicados quando trabalham desde cedo. Eu mesma sou contra os pais que deixam seus filhos nas feiras livre trabalhando”, destacou.

Como parte das atividades relativas à programação do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, durante esta semana as palestras acontecem no Cras do conjunto Jardim, Marcos Freire I e João Alves. A ação pretende sensibilizar e mobilizar o maior número possível de mães, na luta pela erradicação do trabalho infantil.

Campanha

O tema da campanha deste ano é ‘Vamos Acabar com o Trabalho Infantil: Em Defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social’. Em 2013, o Brasil foi escolhido para sediar a III Conferência Mundial sobre o Trabalho Infantil. O evento tem como objetivo propiciar a troca de experiências sobre as estratégias adotadas pelos países participantes para o enfrentamento da problemática.

COMPARTILHAR