Início Meio Ambiente Parceria entre prefeitura e Governo do Estado viabiliza implantação de licenciamento ambiental...

Parceria entre prefeitura e Governo do Estado viabiliza implantação de licenciamento ambiental em Socorro

47
0

Nesta quarta, 31, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro firmou parceria com o Governo do Estado para realizar a implantação do licenciamento ambiental na cidade. Para isso, o secretário municipal do Meio Ambiente de Socorro e procurador do município, Washley Ramos, esteve na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh), onde conversou com o responsável pela pasta, Genival Nunes, a respeito do tema.

Durante a visita, foram discutidos os procedimentos necessários para que a parte burocrática do licenciamento fosse resolvida e, em seguida, foram acertados os detalhes sobre como a ação será iniciada. Segundo Washley Ramos, que esteve acompanhado do diretor municipal de Licenciamento, Samir Souza Felipe, a iniciativa proporcionará benefícios tanto para o Estado quanto para o município.

"Viemos até a Semarh para buscar parceria no intuito de ajudar a operacionalização do licenciamento ambiental que será implantado em Socorro e obtivemos uma resposta positiva do secretário Genival Nunes, que nos informou que atualmente apenas o município de Itabaiana realiza esta atividade. Socorro se propôs também e temos uma programação para fazer em um curto espaço de tempo e para não realizar apenas o licenciamento simples e sim, um mais completo. A Prefeitura de Socorro já chamou alguns profissionais aprovados no último concurso realizado a pedido nosso, no intuito de realizar esse licenciamento. Essa iniciativa é benéfica para o Governo do Estado e para a administração socorrense, pois, além de desafogar o Estado, vai ainda agilizar esse serviço e gerar renda para o município", destacou o secretário.

O secretário da Semarh e também presidente estadual da Administração do Meio Ambiente (Adema), Genival Nunes, aprovou a atitude da gestão de Socorro. "Vejo essa ação com muita alegria. Socorro é a segunda cidade sergipana, após Itabaiana, a trazer uma proposta de licenciamento ambiental, inclusive com ideias inovadoras dentro da tipologia que cabe, pelo porte do município, que vai incorporar todas as diretrizes necessárias para que isto torne-se concreto. Vamos começar com um seminário onde mostraremos quais os caminhos do licenciamento, os algozes desse dia a dia e também os aliados. A partir desse seminário, no qual envolveremos nossa procuradoria jurídica, diretoria técnica e o gestor, traremos os técnicos para que fiquem conosco uns 15 dias, aprendendo, tirando dúvidas para que daí então, voltando para Socorro, eles tenham a certeza do que estão fazendo e do seu papel dentro do processo do sistema nacional do meio ambiente", explicou.

Genival Nunes ressaltou ainda que a Semarh estará sempre disponível para apoiar o município de Nossa Senhora do Socorro. "Deixo claro ao colega secretário do Meio Ambiente de Socorro e ao prefeito Fábio Henrique, que estaremos à disposição sempre que for necessário. Estaremos sempre agindo não só pelo ponto de vista legal, mas também pela nossa relação cordial com a Prefeitura de Socorro e pelo nosso prazer em saber que é mais um município sergipano iniciando o processo de licenciamento e desafogando o Estado", enfatizou.

COMPARTILHAR