Visando erradicar a prática da violência e o consumo de drogas no município, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro por meio das Secretarias Municipais da Assistência Social e da Educação firmaram uma parceria com a Polícia Militar (PM) de Sergipe e aderiu ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
A aula inaugural aconteceu na manhã desta quarta-feira, 27, no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, localizado na sede da cidade e contou com a presença do prefeito Fábio Henrique, dos secretários municipais José Meneses Leite Filho (Administração); Carlos Américo (Fazenda); Adilson Júnior (Governo); Wellington Mangueira (Educação); Renata Braz (Cultura); Elmo Paixão (Juventude); da presidente da Câmara, Maria dos Anjos e do vereador Arivaldo Rodrigues.
Participaram ainda a coordenadora estadual do PROERD e tenente coronel da PM, Valéria Tatyane, o comandante do 5º Batalhão de Polícia, Lúcio Monteiro; servidores da Secretaria da Educação de Socorro, além de professores, diretores e alunos de escolas da rede municipal de ensino. O curso é desenvolvido por policiais militares treinados para ministrar a atividade , através de um material didático que estimula as crianças a resistirem às pressões ao uso de drogas e estreita relacionamento policial-comunidade.
Na ocasião, o prefeito Fábio Henrique, conversou com as crianças sobre o programa. “O PROERD é um excelente trabalho realizado pela PM, a partir do qual os policiais vão conversar com vocês sobre o que são as drogas, os riscos que elas representam para a saúde e é preciso que prestem atenção em seus ensinamentos. Lembrem-se: drogas não levam ninguém a lugar algum”. Comentou.
Continuou ainda o prefeito. “Agradeço a Polícia Militar por essa parceria que só trará benefícios para a população do município”, pontuou Fábio Henrique. O gestor de Socorro aproveitou a oportunidade para pedir o apoio das crianças para ajudar a resolver os problemas do lixo nas ruas e da falta de conservação das escolas.
Durante o evento o secretário da Educação falou sobre a importância da parceria. “Quero ressaltar a gratidão que tenho pela PM, uma polícia atuante que se antecipa aos acontecimentos e trabalha de forma a orientar a população. Fico muito feliz com essa parceria que com certeza norteará nosso jovens e crianças, pois, já dizia o filósofo Pitágoras: 'Educai as crianças e não será preciso punir os adultos'”, ponderou Wellington Mangueira.
A coordenadora do programa, tenente coronel Valéria Tatyane, destacou a participação de Socorro no PROERD. “A polícia Militar está bastante satisfeita com o retorno que a cidade de Nossa Senhora do Socorro está dando em relação ao programa que desenvolvemos. Estão de parabéns o prefeito Fábio Henrique e o secretário municipal da Educação Wellington Mangueira”, disse.
Para a diretora da Escola Municipal Terezinha Félix, Ilda Feitosa, a implantação do programa ajudará na formação de caráter das crianças e jovens socorrenses.“Essas atividades oferecerão às famílias, à escola e à PM a oportunidade de atuarem juntos contra o uso de drogas e a prática da violência em nosso município. Ao receber orientações dessa natureza, os participantes do curso terão uma visão melhor desses temas o que é muito importante, pois, estão em fase de formação”, afirmou.