Na tarde desta quarta-feira, 20, foi realizado o segundo Fórum de Debates do Plano Diretor Participativo do município. O encontro, promovido pela Prefeitura de Socorro por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, aconteceu no Centro Social do conjunto Parque dos Faróis, com a participação de gestores, representantes da Câmara de Vereadores e moradores da região do Pai André, Santo Inácio e adjacências.
O Plano Diretor funciona como uma espécie de instrumento regulador do crescimento da cidade, envolvendo todas as camadas da sociedade. “A prefeitura está buscando envolver todos os agentes sociais nessa discussão, para que possa haver a participação da população e das várias entidades na tomada de decisões, que irá reger o Plano Participativo de Socorro”, argumentou a assistente social, da Secretaria de Planejamento, Micheli Marri.
“Temos que pensar no município como um todo e por isso estamos realizando os debates descentralizados com os moradores dos povoados e loteamentos, para que eles participem do processo de formatação do Plano Diretor de Socorro”, explicou a consultora Vera França, durante o debate.
Presente ao fórum, o vereador Carlos Cunha informou que a Câmara de Vereadores criou uma comissão que irá acompanhar todos os debates. “Iremos participar apresentando sugestões para os problemas e sugerindo uma melhor forma de aproveitar as potencialidades do município”, ressaltou o parlamentar.
Avaliação – Para os moradores de Socorro os debates são importantes porque irão ditar as normas para o correto crescimento da cidade. “Através do plano podemos coibir as invasões irregulares”, pontuou o taxista, Antônio Fernandes, 55 anos de idade.
Já a aposentada Maria Anselma, 50 anos de idade, relatou que os debates também propiciam a integração entre a prefeitura e as comunidades. “Eu resido no Santo Inácio e fiz questão de estar presente nesse debate, que vai poder ajudar a melhorar a infraestrutura da nossa comunidade”, frisou.