Promessa feita, promessa cumprida. Na chuvosa manhã de sábado, 11, o prefeito Fábio Henrique esteve no loteamento Carajás, situado no Marcos Freire I, conforme compromisso assumido na última terça-feira, 07, com a associação dos moradores da localidade em reunião no centro administrativo. O gestor de Nossa Senhora do Socorro, acompanhado dos secretários de Obras Thiago Santos, de Planejamento Gledson Oliveira, do superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT – José Toledo Neto, foi conferir in loco os problemas relatados pelos moradores.
Vivendo há cinco anos em um loteamento feito por uma construtora particular que não executou os projetos de drenagem, os moradores fizeram apelo à Prefeitura para minimizar a situação crítica do local. Outra solicitação dos socorrenses foi para que a prefeitura intervisse junto à empresa que está construindo conjuntos habitacionais nas proximidades. “Ela está fechando os acessos principais para o loteamento, impedindo a passagem de carros e ônibus”, reclama o morador Denisson Carlos.
Apesar de não ter responsabilidade direta sobre tais questões, o prefeito Fábio Henrique colocou a sua equipe à inteira disposição para ajudar os munícipes instalados no loteamento. “Quero parabenizar o grau de organização dessa associação. Poucas vezes vi um grupo dialogar com o poder público desse modo. Porém, essa região é realmente complicada. Não foi feita de modo planejado e está crescendo muito. A prefeitura não tem muito a fazer, pois é algo que vem da gestão anterior a nossa. Era preciso que, ao comprar o lote no empreendimento, as pessoas verificassem se a obra estava regularizada. Na nossa gestão nenhuma obra foi autorizada sem cumprir tudo o que estiver previsto no projeto. Não damos o Habite-se sem que a construtora se comprometa com a execução das obras”, disse o prefeito Fábio Henrique.
Solidário, no entanto, ao sofrimento da população, o prefeito solicitou que os secretários procurem os responsáveis pela obra e cobrem um cronograma para a solução dos problemas. “É inaceitável que uma empresa feche o acesso de uma localidade sem definir, com os técnicos da prefeitura, alternativas para o tráfego. Vamos estabelecer data para o restabelecimento da via e fiscalizar. Isso é urgente”, disse Fábio Henrique.
O prefeito informou ainda que a prefeitura está concluindo um estudo de bacia para que a cidade continue crescendo, porém de modo ordenado. “Infelizmente, enfrentamos a incompreensão da população em muitos casos. Vindo para cá passei por ruas do loteamento São Braz que foram pavimentadas recentemente, mas que já estão cedendo devido à sobrecarga de trânsito que ocorre com o fechamento indevido de vias. Acabam culpando o prefeito por isso, mas estamos trabalhando incessantemente para proporcionar melhoria de vida para Nossa Senhora do Socorro. Foram 13 ruas pavimentadas no São Braz e vamos fazer muito mais”, declarou.
Atento às colocações do prefeito, o presidente da Associação de Moradores do Loteamento Carajás, José dos Santos, disse ter ficado satisfeito com a visita. “O prefeito veio aqui na hora certa, num dia de chuva e pode comprovar que as reivindicações que levamos a ele existiam de verdade. Fábio Henrique cumpriu com a sua palavra. Ele disse que viria e veio mesmo. Está agindo como verdadeiro administrador”, afirmou.
Aproveitando a presença dos secretários municipais na localidade, José dos Santos percorreu as ruas do loteamento mostrando cada um dos problemas enfrentados pela comunidade local. “Tomamos chuva juntos, ele se molharam junto com a gente, pisaram na lama e viram de perto a nossa situação. Se pelo menos uma das nossas reivindicações forem atendidas já ficaremos satisfeitos”, disse o presidente da associação. O morador Carlos Alberto Torres Santos também se disse confiante que melhorias estão por vir. “Agora acredito que a nossa situação aqui vai mudar. A prefeitura vai cobrar providências”, declarou.
Providências
Diante do quadro, o secretário de Obras Thiago Santos afirmou que a providência inicial a ser tomada é emitir um relatório para a empresa que executou a obra do loteamento cobrando providências imediatas. “Em seguida, procuraremos a construtora responsável pela obra dos conjuntos habitacionais do entorno para liberar o acesso principal da comunidade o mais rapidamente possível”, informou.
Presenças
Além dos secretários de Obras Thiago Santos, de Planejamento Gledson Oliveira e do superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT – José Toledo Neto, estiveram presentes à reunião os vereadores Palhinha, Joel Fontes e Alan Mota.