Na manhã desta segunda-feira, 14, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, empossou a secretária de Assistência Social, Iara Maria de Oliveira, e o secretário-adjunto, Pedro Monteiro. A alteração foi motivada em razão da saída da primeira-dama, Silvia Fontes.
Durante a solenidade de posse, o prefeito agradeceu o empenho dos servidores nos últimos tempos. “É extremamente importante para o desenvolvimento da máquina da Assistência Social de Socorro, que tem a missão de acolher bem. Inclusive, somando a essa equipe a professora Iara continuará realizando os serviços com carinho, respeito, alegria, acolhimento a todos os socorrenses. Cidadãos que pagam nosso salário”, frisa.
Ainda no evento, servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social por diversas vezes fizeram uma grande manifestação efusiva com relação à escolha da nova gestão. Além disso, lindas homenagens à primeira-dama Silvia Fontes pelo afastamento da pasta do órgão, como a leitura de texto e apresentação musical. “Lidar com o desapego é difícil, só não está sendo mais difícil, pois não é um adeus e sim um até logo, continuo com todos na administração como primeira-dama. Estar à frente a esta secretaria me engrandecia muito. Aqui tive uma obrigação diária em fazer a transformação social de Socorro. É uma secretaria que devemos praticar sempre o colocar-se no lugar do outro, já que é dessa forma que o nosso problema se torna menor e se debruça no problema do outro”, disse emocionada no discurso entregando o cargo à professora Iara.
Ao final, a primeira-dama agradeceu o papel brilhante da equipe técnica da Assistência Social a qual conduziu por um período de cinco anos e noves meses. “A gente é obrigado a se deparar com situações que jamais imaginaríamos passar, um exemplo é a fome do outro. Nesse ponto, batalhamos muito e tivemos que, na maioria das vezes, tentar lidar com o confronto de lei federal”, opina lembrando da criação de vários projetos na sua gestão como o casamento coletivo, festa de 15 anos, Socorro Cidadã, inclusão do Pronatec no município e outros.
Iara Maria de Oliveira
Formada em 1981 no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), orientadora de educação do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo, secretária de Educação do Município de Carira de 2001 a 2008, secretária-adjunta de Educação do Município de Nossa Senhora do Socorro de 2009 a 2012, a professora Iara vê o novo cargo como desafio. “Sempre atuei na área da educação, pois é minha formação. Contudo, podemos analisar e observar que as secretarias se identificam pelo quesito de tratar sempre com o povo. Então, foi seguindo esse viés que aceitei o desafio. Vou continuar em contato com crianças, jovens, adultos e idosos e melhorando cada vez mais a qualidade de vida deles”, comenta a nova gestora.
Para Silvia Fontes, a escolha de Iara foi acertada. “Para vir até a secretaria precisávamos de alguém com alma, que tivesse a sensibilidade, papel de mãe. Tinha que ser alguém dessa forma, leal e que consegue enxergar o outro”, discursou.
Outras mudanças
Ainda realizando mudanças dentro da gestão, o prefeito Fábio Henrique anunciou o retorno de Elialda Rodrigues à secretaria de Assistência Social, saindo do Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT). “Deixa a pasta, mas não a administração. E assume o cargo a partir de amanhã Marcos Ressurreição”, fala o prefeito referente ao brilhante trabalho de Elialda no processo de chegada das grandes empresas em Socorro, como a C&A e a Yazaki.
Presenças
Estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Maria dos Anjos; os vereadores Adidelson, Palhinha, Paulo do São Braz, Paulo da Piabeta, Aldon, Jó do Sobrado, Thays Fabiany e Elmo Paixão. Além dos secretários municipais de Comunicação, Henrique Matos; de Administração, José Menezes; de Fazenda, Carlos Américo; de Educação, Carlos Cunha; de Planejamento, Gledson Oliveira; de Trabalho, Augusto César; de Governo, Adilson Júnior; o comandante da Guarda Municipal, Capitão Henrique; da Defesa Civil, Givaldo Gois; servidores e familiares dos empossados.