Durante a manhã desta terça-feira, 18, o prefeito Fábio Henrique participou da primeira sessão de 2014 da Câmara Municipal. No momento, o prefeito fez o balanço das atividades realizadas em 2013 e a previsão dos projetos para o ano vigente. A solenidade teve a presença dos vereadores, secretários municipais e cidadãos socorrenses.
Com a sessão aberta pela presidente da Casa, vereadora Maria da Taiçoca (PDT), o prefeito Fábio Henrique começou a explanar as atividades que foram feitas no ano anterior, demonstrando uma prestação de contas. “Desde 2009 os municípios sofrem com a questão financeira do país. E o ano 2013 foi difícil para todos, pois passamos por uma séria crise como, por exemplo, arrecadação ruim, falta de investimentos e atualização das tabelas do Governo Federal. Mas, não foi motivo para parar de trabalhar”, enfatizou.
Logo em seguida, o prefeito divulgou de forma didática as ações de cada secretaria destacando, principalmente, os serviços que beneficiaram, diretamente, os socorrenses. “Temos dado uma atenção à educação. Em 2013, tivemos 13.694 matrículas e estamos com uma evolução nesse item, já que em 2014 a previsão é de 14.002”, frisou.
Além do crescimento de inserção de pessoas nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação mereceu destaque com o Programa Mais Educação. “Cerca de 4.500 alunos participam e permanecem na escola em tempo integral, possibilitando um maior desenvolvimento educacional”, destacou o prefeito.
Também foram destaque, as novas escolas municipais. “Teremos escolas com aparelhos de ar condicionado. A primeira será a Manoel Cunha e depois a Major Teles. A partir do dia 20 de fevereiro, todas vão seguir o padrão de qualidade, principalmente, no quesito acessibilidade”, explicou acrescentando que as obras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe foram iniciadas. O prefeito mostrou ainda as ações referentes ao serviço de transporte, onde foram adquiridos 43 ônibus somente para atender oito mil alunos por dia.
Obras
No âmbito das obras na cidade, o prefeito salientou a construção da Quadra Diva Maria Correa, Poliesportiva (povoado Tabocas), a Praça da Juventude, Praça do Povoado São Braz. “Em licitação estamos com as quadras do José do Prado Franco e João Garcez Vieira”, informou. Além disso, a urbanização dos canteiros centrais dos conjuntos do Marcos Freire I, II e do Fernando Collor. Reforma e revitalização da Praça Santa Rosa Mística (conjunto Jardim); drenagem e pavimentação em paralelo da rua Principal e acesso à avenida Perimetral do Povoado São Braz.
O prefeito ainda informou que existem obras em licitação como, por exemplo, a pavimentação e drenagem superficial no complexo Taiçoca e a Praça Pública no Marcos Freire II.
Ainda nessa área, o prefeito destacou que no bairro Modelo (Novo Horizonte) foram pavimentadas 54 ruas (drenagem e com esgotamento sanitário), regularização fundiária (doação das escrituras das casas), construção da praça poliesportiva, posto de saúde e de escola.
Saúde
Somente em 2013, 104.027 socorrenses tiveram consultas médicas fornecidas pelo município de Nossa Senhora do Socorro. “Temos que destacar o programa ‘Mais Médicos’ que nos disponibilizou dois médicos no Guajará, dois na Taiçoca de Dentro e mais dois na Taiçoca de Fora”, frisou.
Dentro da área, o prefeito registrou que no dia 28 de fevereiro será aberta a licitação para a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Socorro.
Assistência Social
Mais de 3.200 jovens já foram beneficiados em cursos técnicos como auxiliar de garçom, modelista, pedreiro, agente de limpeza e conservação, vendedor, recepcionista de evento, agente de alimentação escolar, depilador, manicure e outros. “Estamos disponibilizando auxílio moradia para 28 família da antiga fazenda do Aratu, 41 famílias do Loteamento Novo Horizonte, 52 famílias da rua Caixa D’Água (URIAP) e 104 famílias interditadas pela Defesa Civil até saírem as casas residências”, disse o prefeito.
Além disso, a Secretaria de Assistência Social atendeu 15.759 famílias pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com o objetivo de trabalhar para a inclusão social focando afastar a vulnerabilidade social do assistido.
Administração
O compromisso em pagar o salário em dia durante toda a gestão com 13º pago antes das festas de fim de ano. Em 2013, os servidores receberam o salário de dezembro e a segunda parcela do 13º salário no dia 20, passando o Natal com o dinheiro para fazer suas compras. “Já fizemos a nomeação de 337 servidores convocados do último concurso”, falou o prefeito.
Ao final do seu discurso, o prefeito Fábio Henrique agradeceu aos vereadores por atender a demanda do Executivo: “todos os vereadores também são responsáveis pelo crescimento da cidade”.