A noite de quinta-feira, 29, foi de felicidade para os guardas municipais de Nossa Senhora do Socorro. Isso porque eles receberam o diploma do curso de formação. Tratam-se de certificados que dão maior reconhecimento e condições de trabalho para que os integrantes exerçam suas funções com mais seriedade em prol da comunidade. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na Praça da Cultura Cantor Rogério, localizada no Conjunto Marcos Freire I.
Em 20 de julho de 2009, por meio da Lei nº 792, foi instituída a criação da Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro. O prefeito Fábio Henrique fez questão de ter uma guarda capaz e treinada para que os socorrenses pudessem ter qualidade de vida. Por isso ele fez questão de vestir a farda de Policial Rodoviário Federal, e assim, agradeceu e parabenizou os integrantes da guarda pela conquista.
“Quando cheguei em Socorro não havia a Guarda Municipal e lutamos para que ela fosse criada no Município, posteriormente, realizamos concurso, aprovamos o plano de cargos e carreira, damos auxílio uniforme, auxílio alimentação, spray de defesa pessoal, colete balísticos. Hoje, temos guardas treinados e defendendo ainda mais nossa comunidade. Fizeram uma bela atuação no Forró Siri e durante as eleições. Agora eles receberam um diploma muito importante e espero que continuem com as capacitações e continuem realizando esse brilhante trabalho. Hoje só tenho dizer: muito obrigado”.
O vereador Alan Mota foi um dos lutadores para que a guarda tivesse cada vez mais recursos. Ele relatou em seu discurso como foi essa conquista e falou que se sente orgulhoso com a nova realidade dos guardas. “Lembro-me de quando fui eleito e alguns guardas me procuraram pedindo apoio no que se diz respeito a condições de trabalho. Levei todas as reivindicações ao prefeito e conseguimos fazer muito pela equipe de guardiões de Socorro. Hoje a guarda está equipada”, afirmou.
Solenidade
Os guardas honraram a farda, marcharam, deram gritos de guerra e cantaram o hino, como todos bons guardiões fazem. Durante a diplomação várias homenagens foram feitas aos integrantes, que carregam no peito o respeito a comunidade e a honraram a ética da profissão. A guarda se destacou também nos programas sociais, a exemplo da campanha “Natal Solidário" e “Sangue Azul”, provando que os valores morais é prioridade e assim interagir ainda mais com a sociedade.
“Um bom comandante une sua tropa”, assim iniciou a fala do chefe da guarda, Capitão Ildomário. Orgulhoso, ele falou sobre os desafios em que a guarda enfrentou e parabenizou toda a equipe. “A união da equipe fez a diferença para o trabalho fosse reconhecido, obtivemos destaque e hoje a equipe é respeitada pelos socorrenses e pelo Estado. Somos a segunda guarda a ter porte de armas, buscamos o MPF, a SSP e o Exercito para que os nossos integrantes pudessem participar do curso de formação. Hoje temos uma equipe preparada para proteger a sociedade . Agradeço ao prefeito pela confiança “, relatou.
Varias homenagens foram feitas à autoridades que contribuíram para a formação dos guardas, eles receberam o diploma de Honra ao Mérito. A deputada Silvia Fontes; o Promotor de Justiça Sandro Costa; o secretário de Estado de Turismo, Saulo Eloy; os exs comandantes, Carlos Rollemberg, Henrique Rocha e Major Silvano; o procurador geral, Carlos Krauss; secretário da Comunicação, Henrique Matos; da Administração, José Menezes; e de Planejamento, Gledson Oliveira.
Satisfação
A alegria estava estampada no rosto de cada guarda presente na diplomação. O GM Severino, disse que foi uma grande conquista. “ Nós passamos muito tempo nos capacitando e fazendo cursos . Hoje é um dia muito especial para cada um de nós, temos a sensação de dever cumprido e com uma grande responsabilidade: cuidar cada vez mais da nossa sociedade”. Severino festejou junto a sua esposa Marcia Maria Silvia e seu filho Stephen Santos.