Início Notícias Prefeito participa de lançamento de livro

Prefeito participa de lançamento de livro

75
0

Numa noite bastante concorrida, o promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa, que atua na Comarca de Nossa Senhora do Socorro, lançou o livro 'Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos – Aspectos Jurídicos e Ambientais', da Editora Evocati. O prefeito Fábio Henrique, o senador Eduardo Amorim, o deputado federal Laércio Oliveira, o deputado estadual Zé Franco, além de secretários e vereadores de Socorro marcaram presença no prestigiado evento, realizado na Sociedade Semear, em Aracaju, na noite do último dia 15.
 
O promotor Sandro explica que a obra é resultado de seis anos de estudos na área do meio ambiente, que se materializou a partir de 2008, durante seu mestrado. “A conclusão é esse livro que a gente está apresentando para a sociedade, que possui uma linguagem clara e objetiva, mas sem abdicar da linguagem científica, fundamentada e baseada em fatos e provas”, destaca.
 
Segundo o autor, na obra, ele busca expor como está a legislação e as normas técnicas sobre os resíduos no país com a nova lei da política nacional de resíduos sólidos. “Fazemos uma retrospectiva da década de 80 até agora sobre a situação da região metropolitana de Aracaju, dos quatro municípios, fazendo um diagnóstico sob o enfoque de sustentabilidade ambiental. Ao final, tentamos apresentar alguns encaminhamentos para que esse problema não volte à estaca zero”, enfatiza Sandro.
 
Sandro indica ainda que para que seja resolvida a problemática dos resíduos sólidos há necessidade de vontade dos administradores em resolver a questão, além de uma decisão mais contundente por parte do poder judiciário. “Há também necessidade que o cidadão se preocupe mais do que apenas com a coleta do lixo. Não basta tirar o lixo de sua porta, existe toda uma questão antes disso, em diminuir o lixo que se produz, e após, sobre para onde vai esse resíduo. Quando o cidadão passar a perguntar isso, seu representante passará a se preocupar também”, indica.
 
O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, ressaltou a importância do livro não apenas para o município que administra, mas para todo o estado. “Acompanho o trabalho do promotor Sandro desde da época em que ele fazia esse trabalho na Promotoria de Meio Ambiente em Aracaju, quando estávamos no rádio e vimos várias atuações destacadas dele em favor do crescimento ordenado da cidade. Hoje, ele é titular da Curadoria de Meio Ambiente e Urbanismo de Nossa Senhora do Socorro”, aponta.
 
Ele lembra que Socorro experimentou nos últimos anos um
crescimento desordenado, o que acarretou nos inúmeros problemas que o município tem hoje. “Eu costumo dizer que se o promotor Sandro tivesse atuando em Socorro há mais de 20 anos, hoje ela seria uma outra cidade, porque hoje a gente tem a parceria do Ministério Público, que possibilita que os loteamentos que surjam o façam apenas após o cumprimento rigoroso da lei para que possamos ter um crescimento ordenado da cidade”, opina Fábio.
 
De acordo com o prefeito, o promotor fez um trabalho de pesquisa numa área abrangente, empolgante e atual, que é o meio ambiente. “Uma questão importante desse livro é uma preocupação de todos nós, que é o destino do resíduo sólido. Onde vamos colocar e de que forma vamos colocar esse lixo para que não provoque danos ao meio ambiente? Esse é um tema de extrema importância”, destaca.
 
Experiência em Socorro
 
O secretário de Obras de Socorro, Eliel Felipe, que também marcou presença no lançamento do livro, enfatiza ser o promotor um profissional renomado e com relevantes serviços prestados a Socorro. Para Felipe, a obra é de grande relevância e servirá para nortear o trabalho da secretaria que administra. “São feitas diversas citações de casos concretos de Socorro. Está de parabéns o promotor Sandro e o nosso município”, diz.
 
Já o secretário do Meio Ambiente de Socorro, Manoel Messias, fala que o livro é um ganho para a causa ambiental no estado de Sergipe. “Sandro não é apenas um promotor, mas um estudioso no assunto e conhece Socorro e a história do aterro sanitário”, conta, afirmando que a obra servirá a muitas pessoas interessadas em meio ambiente. Para o vereador Arisvaldo Rodrigues, o trabalho de Sandro é de grande importância e representa um engrandecimento não apenas para Socorro, mas para todo o estado. “Ele é um defensor do meio ambiente. Eu o parabenizo pelo trabalho que faz”, finaliza.
 
Além de Eliel Felipe e Manoel Messias, marcaram presença no evento os secretários municipais de Nossa Senhora do Socorro, Adilson Júnior, de Governo, e Wellington Mangueira, de Educação; o comandante da Guarda Municipal, major Rolemberg; procuradores do município, a exemplo do procurador geral, Carlos Krauss; e os vereadores Maria da Conceição dos Anjos, presidente da Câmara; Carlos Cunha; José Conde; Aldon Silva; José Washington de Jesus; Terezinha Félix, e Arisvaldo Rodrigues.

COMPARTILHAR