Início Guarda Municipal Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro investe em treinamento da Guarda Municipal

Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro investe em treinamento da Guarda Municipal

57
0

 

Fortalecer e capacitar os guardas municipais para o cumprimento do dever de preservar o patrimônio público, além de garantir a segurança da comunidade. Assim se dá o trabalho de treinamento pelo qual passam os integrantes da corporação que, em Nossa Senhora do Socorro, é feito de forma intensificada e contínua. Na manhã da última quarta-feira, 27, no Sesi/Socorro, o grupo participou de mais um treinamento. Dessa vez, uma aula de defesa pessoal e de artes marciais.

Desde 2014, treinar os guardas municipais tem sido prioridade da gestão. Hoje, os 197 componentes participam de aulas teóricas e práticas periodicamente. À frente da equipe, o Major Henrique Rocha, destaca a importância desse trabalho. "Trata-se de um passo muito importante para que o trabalho continue sendo bem executado. Hoje, todas as unidades de operações especiais do Brasil têm um treinamento muito rigoroso e, entre as atividades, estão as artes marciais. Assim sendo, o jiu-jitsu é a atividade que mais se encaixa com a nossa realidade”, explica ele ressaltando que a disciplina do treinamento é importante para que não seja usada a força letal nas ações. “Todos os agentes terão esse tipo treinamento. Iniciamos hoje, mas vamos continuar com as atividades", garante o Major.

A aula foi conduzida pelo mestre Marcelo Santos, ganhador de vários títulos nas artes marciais. Ele explica que "o treinamento com artes marciais torna real o trabalho dos guardas durante a atuação nas ruas". Ele enaltece também a importância da atividade física. "Essa é uma oportunidade dos guardas entenderem a realidade das suas atividades. Servidores que trabalham com a segurança pública têm que ter a noção da arte marcial e o domínio das técnicas básicas e avançadas. É isso que será passado nos treinamentos", informa Marcelo.  

 

Dedicação 

Os treinamentos práticos, na maioria das vezes, são feitos nos dias de folga dos integrantes. Porém, isso não é empecilho para a participação. Os componentes não faltam aos treinamentos e reconhecem a importância da capacitação. Há dois anos fazendo parte da equipe, Thais Ramos não perde as aulas. "Nos dá a devida segurança para encarar os obstáculos do dia a dia, nos dá credibilidade enquanto profissionais de segurança pública e faz com que o trabalho seja bem feito", afirma ela. 

O colega Álax Oliveira está na equipe há sete meses, mas entende que a dedicação e o treino são primordiais para a profissão. "As aulas práticas nos ajudam também a absolver o que aprendemos nas aulas teóricas. Nos dá a noção de realidade do nosso trabalho. É uma atividade muito requisitada por todos os guardas", diz. 

COMPARTILHAR