Início Assistência Social Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realiza II Fórum Comunitário do Selo...

Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realiza II Fórum Comunitário do Selo Unicef

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realizou, nessa terça-feira, dia 11, o II Fórum Comunitário do Selo Unicef, um evento que reuniu representantes das Secretarias Municipais de Educação, Trabalho, Saúde, Assistência Social, além de representantes da sociedade civil, dos conselhos tutelares, do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, os adolescentes do NUCA e os líderes comunitários, para discutir ações, estratégias e desafios na promoção e garantia, norteadas pelo Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (PMDCA). Durante o encontro, foi apresentado o Painel do Selo Unicef, uma ferramenta essencial para o monitoramento dos progressos e desafios na garantia dos direitos da infância e adolescência.

A Assessora do Gabinete da Semed e Articuladora do Selo, Lilian Ramos, destacou a importância das ações implementadas. “Temos trabalhado incansavelmente para melhorar os índices, principalmente os educacionais, em Nossa Senhora do Socorro. Através de programas e projetos pedagógicos, formação de professores e investimentos em infraestrutura, estamos garantindo que nossas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. Os dados mostram um aumento significativo nas taxas e na redução da evasão escolar, o que é um reflexo direto dos nossos esforços”, afirmou.

O evento também contou com uma mesa redonda, onde os articuladores de cada secretaria apresentaram os dados de avanço nas suas respectivas áreas para cumprir os requisitos do Selo Unicef.

A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, compartilhou detalhes sobre as conquistas no setor educacional. “A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. Estamos comprometidos com a formação de cidadãos conscientes e preparados para o futuro. Este encontro é uma prova de que, com esforço conjunto, podemos superar desafios e alcançar grandes resultados, principalmente, com a articulação das demais secretarias”, declarou a secretária.

Monica Menezes, Secretária Municipal do Trabalho, juntamente com a Coordenadora do Departamento de Capacitação e Qualificação, Priscila Alves, também participaram do evento, trazendo à tona as iniciativas voltadas para a formação e inserção dos jovens no mercado de trabalho. As ações incluem cursos profissionalizantes e parcerias com empresas locais, visando oferecer oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional para os adolescentes do Município.

A Gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sarah Andrade, apresentou dados sobre as campanhas de vacinação e a cobertura vacinal das crianças e adolescentes. Aloísio dos Santos Junior, Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social, compartilhou os avanços nas políticas de assistência social. Kivia Cardoso Ferreira, Psicóloga e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), abordou a importância do apoio multidisciplinar para as crianças e adolescentes.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Embora Nossa Senhora do Socorro não faça parte dessas regiões, o município recebeu consentimento do UNICEF para participar, devido ao seu compromisso com a causa.