A Prefeitura de Socorro, em parceria com o Instituto de Identificação de Sergipe, está empenhada em atender a demanda da população do Conjunto Jardim que busca pela emissão da carteira de identidade. Após a alta procura pelo serviço na última edição do Programa Prefeitura de Socorro em Ação, os atendimentos foram ampliados na localidade, proporcionando mais acesso e comodidade.
Para suprir a necessidade, a administração municipal e o Instituto uniram esforços para atender a população durante toda a semana, desde terça-feira, 29, facilitando o acesso e garantindo o direito à documentação básica. “Essa ação mobilizou efetivo da Secretaria de Governo e da Secretaria de Assistência Social para garantir a cidadania da população, e reduzir essa demanda reprimida de emissão da carteira identidade requer um grande esforço da Prefeitura”, explicou o secretário de Governo de Socorro, Renato Nogueira.
Até sexta-feira, 1º, os moradores do Conjunto Jardim terão um ponto de atendimento exclusivo para a solicitação das carteiras de identidade, o Centro Cidadão Alcides Fontes. O local conta com uma equipe do Instituto de Identificação, que realiza os procedimentos necessários, como coleta de dados biométricos e fotografia. “Iniciativas como esta são importantes para facilitar o acesso da comunidade. E para firmarmos essa parceria e estruturarmos o serviço, nós fizemos estudos e panejamento para identificar a demanda”, ressalta o coordenador do posto 88 do Instituto de Identificação de Sergipe, Endrews Kevyn.
A iniciativa visa proporcionar mais agilidade aos moradores, eliminando a necessidade de grandes deslocamentos para fazer a solicitação. Além disso, a emissão da carteira de identidade é fundamental para o exercício de diversos direitos e o acesso a serviços públicos, como saúde e educação. “Finalmente consegui fazer meu RG, sabe? Eu tava precisando muito desse documento e foi tranquila a espera na fila, o pessoal me atendeu muito bem e eu só sei agradeço a todos”, comemorou a dona de casa, Maria Irani, de 71 anos.
Com a colaboração da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) está sendo possível simplificar os procedimentos e reduzir a burocracia envolvida na obtenção do RG. “Além da emissão e também atualização das carteiras de identidade, nós estamos colocando à disposição também o serviços do Cras para os encaminhamentos e para atualização das certidões de nascimento”, destacou a secretária da SMAS, Aída Santana.