Início Saúde Prefeitura de Socorro apresenta Plano de Enfrentamento da Mortalidade Infantil e Fetal...

Prefeitura de Socorro apresenta Plano de Enfrentamento da Mortalidade Infantil e Fetal para os profissionais da Saúde municipal

47
0

Com o objetivo de reduzir as taxas de mortalidade de crianças e fetos no município, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta segunda-feira, 23, no auditório da SMS, a apresentação do Plano de Enfrentamento da Mortalidade Infantil e Fetal para os enfermeiros e médicos da Rede Municipal de Saúde. A apresentação aconteceu nos dois turnos, visando que todos os profissionais participassem sem que houvesse pausa no atendimento prestado nas Unidades Básicas.

A apresentação do plano para os profissionais que atuam na linha de frente e prestam assistência, desde o pré-natal até o primeiro ano de vida da criança, é fundamental para alinhar e firmar estratégias no acolhimento das gestantes. É na Unidade de Saúde que as pacientes recebem as primeiras orientações para garantir, tanto a saúde e segurança delas quanto a do bebê. E é por meio do Plano de Enfrentamento que os profissionais iniciam o acompanhamento necessário para evitar a mortalidade.

A médica pediatra de Apoio da Estratégia de Saúde da Família, Cristina Valente Leão, destaca que o município de Socorro conta com um número positivo de equipes de estratégias de saúde, o que facilita a aplicação do plano. “O plano é baseado nas dificuldades que encontramos na Atenção Primária de Saúde. Ele é de suma importância para que os profissionais sejam conscientizados sobre a responsabilidade que eles têm sobre o pré-natal e as consultas de puericultura, para que haja uma diminuição no coeficiente de mortalidade infantil. Pelo número de equipes de estratégias de saúde que temos no município, a população fica totalmente assistida”, destaca a médica pediatra.

A enfermeira da Unidade de Saúde Mugival Messias Santos, Érica Silva, ressalta a importância da apresentação do Plano para a rotina do profissional. “A discussão com outros profissionais de saúde nos auxilia numa melhor compreensão do cenário atual do município. Além disso, ajuda a estabelecer prioridades e objetivos na busca de uma assistência de qualidade”, disse a enfermeira.

 

COMPARTILHAR