Programação ocorre de 27 de janeiro a 5 de fevereiro na Igreja Matriz, sede do município
No próximo dia 2 de fevereiro, o município de Nossa Senhora do Socorro comemora a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Como forma de manter a tradição de fé e devoção à padroeira, a Igreja Matriz de Socorro e a Prefeitura irão celebrar com uma vasta programação religiosa, de 27 de janeiro a 5 de fevereiro. As comemorações irão se concentrar na própria igreja, localizada na sede do município.
Os católicos irão celebrar a santa com o novenário que terá início nessa sexta-feira, 27, e será encerrado no sábado, dia 4 de fevereiro, sendo todos os dias às 19h15, na Igreja Matriz. As celebrações serão encerradas no domingo, 5 de fevereiro, com o dia festivo, que será iniciado às 06h com a alvorada festiva e Ofício da Imaculada, seguido do café comunitário às 6h44, da Santa Missa em dois horários diferentes, às 9h e às 16h, finalizando com a procissão pelas ruas da sede do município às 17h.
Lavagem das Escadarias da Matriz
Além da programação voltada para os católicos, a Prefeitura de Socorro, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, irá proporcionar aos adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana a tradicional lavagem das escadarias da Igreja Matriz. No calendário litúrgico das religiões de matriz africana, no dia 2 de fevereiro comemora-se o dia de Ìyemanjá, considerada protetora dos pescadores e jangadeiros, mãe das águas, mãe de todos e todas.
A concentração acontecerá a partir das 07h, na Igreja Matriz e, após a lavagem das escadarias, a programação se estenderá em um cortejo em direção à Prainha do Porto Grande, onde sacerdotes e sacerdotisas farão a entrega das oferendas. O cortejo contará com a apresentação do Grupo Afrocultural Afoxé de Odé.
Para o prefeito Padre Inaldo a programação retrata a diversidade cultural e religiosa do município. “Esse é um dos momentos mais importantes não só para mim, mas também para o nosso município, porque é o momento de agradecer e pedir a proteção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ao nosso município. Não estamos aqui para discutir religião, até porque religião não se discute, é algo particular, de cada pessoa, estamos aqui também para propagar o respeito às religiões, por isso temos uma programação diversificada”, esclareceu.