Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Com o objetivo de somar forças e contribuir com o aumento do estoque de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (HEMOSE), após uma iniciativa da Câmara Municipal de Socorro, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 1º, uma ação externa de doação de sangue no município. A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu todo o apoio necessário, com a disponibilização de macas, ambulância e profissionais, para casos de intercorrência, no momento da doação.
A ação aconteceu na Câmara Municipal, localizada na sede do município. O presidente da Câmara, Roberto Wagner, que já é doador de sangue, destacou como a ação de doação externa foi pensada. “Eu tive conhecimento de que o HEMOSE trabalha fazendo coleta externa. Após contato com a direção, ressaltei o interesse da Câmara em fazer a parceria e realizar a ação. De imediato, eles agendaram, vieram conhecer o local e observaram que era adequado. Hoje, graças a Deus, mobilizamos as pessoas e estamos contribuindo. A ação foi organizada pelo HEMOSE, mas conta com todo o apoio da Câmara e da Secretaria de Saúde, estamos aqui para somar. Me sinto feliz e realizado”, disse o presidente.
A diretora geral da Fundação Parreiras Horta, Luciana Déda, destaca a sensação de ver o empenho e mobilização dos socorrenses na ação. “O sentimento que define o dia de hoje é gratidão. Nós temos transportes que levam os grupos fidelizados para a doação no HEMOSE, mas a coleta externa mobiliza toda uma população. A doação é muito importante, ninguém está livre de precisar de sangue. O sangue não se fabrica, por isso a doação é um ato generoso de amor. A iniciativa da Câmara vai ajudar a abastecer os estoques, a Rede Hospitalar do Estado, e o ambulatório, que atende pessoas com doenças oncológicas e crianças com anemia falciforme”, ressalta a diretora.
O secretário de Saúde, Enock Ribeiro, recebeu, do presidente da Câmara, a solicitação de apoio e de imediato disponibilizou os equipamentos e profissionais necessários. Ele ressalta que a doação de sangue é uma causa importante, que salva vidas, e por isso, precisa da parceria e apoio de todos.
O assessor técnico, Pablo Atanásio, doou sangue nesta manhã. Essa é a segunda vez que ele faz a doação. “Vários amigos postaram nas redes sociais a divulgação da ação e logo decidi doar. Fico feliz em saber que estarei ajudando pessoas que nem conheço. A doação é um processo simples, rápido, que não causa dor. Convido todas as pessoas para que sejam doadoras e salvem vidas”, disse Pablo Atanásio.